Os alagoanos ligados na manhã desta sexta-feira, 15, na Tv Pajuçara, puderam acompanhar a preocupação do governador Teotonio Vilela Filho com os destinos de Alagoas, principalmente no tocante à inserção de novos servidores no quadro do funcionalismo público. O governador anunciou que em 30 dias apresenta um cronograma de concursos públicos em Alagoas.
Iniciando sua participação do Jornal da Pajuçara Manhã, o governador afirmou que, nestes primeiros 100 dias de seu segundo mandato, a intenção era arrumar a ‘casa’ para atingir outras metas para a melhoria de vida dos alagoanos. “O Estado está mais preparado para atingir metas já estabelecidas. Hoje temos recursos já previsionados, além da credibilidade resgatada junto ao BID, BNDES e Banco Mundial. São instituições parceiras do Estado”, disse o governador.
O jornalista e apresentador Oscar de Melo indagou o governador sobre a contratação de novos policiais militares para suprir a carência da corporação. “Quanto mais policiais melhor para defender a sociedade. Porém, o debate passa pela tecnologia que temos disponível, além do remanejamento de alguns policiais da atividade meio para a atividade fim”, declarou o governador.
“Temos que recuperar entre 500, 600 homens. Estamos discutindo uma rearrumação, independentemente da implementação de tecnologia, como a de videomonitoramente alcançado com o apoio do Ministério da Justiça. Assim como na possibilidade de concurso público”, confirmou Teotonio Vilela.
Ainda no segmento da segurança pública, o governador explicou que Alagoas está com parcerias com os Estados de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo para compartilhamento de informações e experiências exitosas. “O combate será sistemático, tanto ao tráfico de drogas quanto à violência em geral”, ressaltou.
Muitos telespectadores enviaram perguntas para o governador, a maioria era referente a reajuste salarial dos servidores e foi respondida no ar, outras; entregues ao governador.
“A decisão que tomamos é histórica. Ela veio a atender a reivindicações da CUT, por exemplo. Implantamos uma política salarial que há tempos vinha sendo cobrada. Estamos assegurando o poder de compra do servidor. Não podemos ver pela ótica apenas do índice de reajuste e sim da política salarial instalada”, ressaltou.
Sobre o percentual: “Fazemos aquilo que podemos fazer. É claro que vamos procurar corrigir distorções. Negociamos sempre com as categorias, isoladamente. Mesmo sendo um dos Estados mais pobres do país colocamos Alagoas na média alta nacional dos salários”.
Os questionamentos eram sobre a perspectiva de realização de concursos públicos em Alagoas. “Existe sim, onde houver necessidade de mais servidores para que o Estado possa servir a sociedade, faremos concurso sim. Dentro de 30 dias vamos agendar os concursos e anunciaremos à população”, garantiu.
Finalizando a entrevista, o governador Teotonio Vilela Filho salientou que “o Estado hoje tem um rumo, os projetos estão sendo executados. As empresas acreditam no Estado, pois o pano de fundo é a falta de emprego, estamos revertendo isso. Dias melhores virão para os alagoanos sem dúvida alguma".
ALAGOAS CURSOS :PREPARANDO PARA VENCER
Click no link e veja os principais concursos previstos http://www.alagoascursos.com.br/portal/
