Faixas, cartazes e até um mini trio elétrico foram utilizados por alunos da antiga Escola Agrotécnica de Satuba, atual Instituto Federal de Alagoas (Ifal/AL), durante um protesto, na tarde desta quinta-feira (14), na Praça Padre Cícero, localizada em frente à Instituição. Os estudantes protestaram contra a insegurança nos arredores do Campus.

De acordo com o professor Alonso Pereira, responsável pelo Departamento de Atendimento ao Estudante, todos os dias acontecem assaltos nos arredores da escola. No ano passado, homens fortemente armados invadiram o Campus e assaltaram os alunos.

“Nós temos alunos que estudam em regime de residência, porém os que retornam para Maceió todos os dias, ou precisam se deslocar até a cidade de Satuba, são vítimas constantes de assaltos à mão armada”, contou o professor Alonso.

O professor disse ainda que alguns alunos já procuraram a Delegacia e a Prefeitura de Satuba, mas foram informados que não há efetivo policial para fazer a segurança nos arredores da instituição. Mas a maioria dos estudantes sofreu represálias, e preferiu não prestar queixas.

Segundo Alonso, os estudantes chegaram a fazer um abaixo-assinado, contendo cerca de 700 assinaturas e encaminharam para a prefeitura e para a polícia, mas não obtiveram resposta. Eles pedem mais policiamento em horários de ‘pico’ da escola e em toda a região que compreende o complexo educacional.

“Para tentar minimizar o clima de insegurança, a diretoria do Campus contratou segurança interna para a escola, mas nas imediações não temos como tomar providências. O diretor já enviou ofício a todos os órgãos de segurança, mas não vimos solução. Estamos temerosos de que algo pior ocorra, como uma invasão na escola ou até mesmo que algum estudante seja baleado”, desabafou o professor.

O medo dos estudantes é que os assaltantes estão agindo a qualquer hora do dia e de cara limpa. “Estava com um aluno que identificou três assaltantes, eles estavam sentados na porta de uma igreja”, frisou o professor.