O mês de maio será de grandes oportunidades para o agronegócio alagoano. Durante cinco dias o Parque de Exposições José da Silva Nogueira, Parque da Pecuária, em Maceió, vai receber mais de dois mil animais durante a Expoalagoas Genética 2011. E, este ano, os melhores criadores de Alagoas e do Brasil vão trazer raças pouco difundidas no Estado.

As novidades farão parte do 1º Leilão Alagoas Genética Elite, promovido pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), que vai trazer além de bovinos da raça Nelore, outros da raça Sindi, Tabapuã e Guzerá. O remate acontece no dia 14, ao meio dia, no tattersal de elite do Parque da Pecuária.

Para os criadores de animais de corte, o diretor de eventos da ACA, Rodrigo Loureiro, anunciou ainda a participação de raça Gir Leiteiro. “Na verdade são animais com dupla aptidão, tanto para o corte como para produção de leite. O objetivo da associação é trazer para os criadores alagoanos as boas experiências com outras raças que ganham espaço no Brasil”, destacou Loureiro.

A união dessas raças num só remate se dará por conta do pouco número de animais no Estado, mas mesmo assim a novidade já atrai criadores de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Mesmo sem tradição, Alagoas não fica de fora. Parte dos animais que integrarão o leilão é do criador Clóvis Farias, mais conhecido por suas participações em leilões de equinos de elite da raça Quarto de Milha.

Farias vai ofertar bovinos da raça Tabapuã, da agropecuária Bom Jardim. A raça Tabapuã como a Nelore possui como principal característica a produção de carne. “São raças que estão buscando projeção nacional e mostrando um desempenho produtivo excelente”, avaliou Rodrigo Loureiro.

A diversidade do remate não acaba por aí. Haverá lotes também de eqüinos das raças Quarto de Milha, Mangalarga Marchador e Paint Horse, reunindo num só lugar criadores de diferentes animais. Informações: Agreste Leilões – (82) 3036 7070.