O Projeto Acreditar, programa de qualificação profissional desenvolvido pela Odebrecht e Braskem na cidade de Marechal Deodoro, além de capacitar a mão de obra, também tem proporcionado a jovens e adultos a oportunidade do 1° emprego.
Esse é o caso, por exemplo, de gente como Fernanda Aleixo, Bernadete Alves e Valdenice Leite, todas moradoras de Marechal Deodoro e, todas, no primeiro emprego onde atuam como armadoras de ferragens.
O Acreditar é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Senai, que vem sendo desenvolvido na cidade para capacitação de pessoas e tem recebido ainda apoio da Prefeitura da cidade e do governo de Alagoas, com a política de atração de indústrias para o Estado.
As três são agora ex-alunas do Acreditar e egressas de uma turma de 17 pessoas do curso de Ferragens. Bernadete, Fernanda e Valdenice foram contratadas há pouco mais de um mês e trabalham de segunda a sexta, das 7h às 17h, no canteiro de obras de PVC e MVC, da Companhia Industrial de Alagoas (Cinal). A empresa está localizada no Polo Multifabril de Marechal Deodoro.
E entre dezenas de colunas e armaduras, no emaranhado de ferros da obra, elas fazem suas considerações sobre a experiência.
“Realizei um sonho, que era conseguir o meu primeiro emprego graças à oportunidade que tive de fazer esse curso”, destaca Fernanda.
“Completamos um mês no trabalho no dia de 10 de abril e estamos nos sentindo muito bem, sem nenhum tipo de preconceito, muito pelo contrário, nos sentimos muito bem-vindas”, garante Bernadete.
“Aqui a gente amarra e descarrega ferrro, carrega carro e monta engrenagens, tudo que os homens fazem no canteiro de obras”, completa Valdenice.
De acordo com Alessandro Benites, encarregado da parte de operação de serviços do canteiro, as três mulheres trabalham na parte direcionada ao PVC e ao MVC onde existem cerca de 2 mil operários.
Segundo o prefeito, Programa Acreditar abrage 1,5% da polulação de Marechal
De acordo com o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, o investimento do Programa Acreditar na cidade já atende 1,5% da população do município. “Há os que nunca trabalharam porque nunca tiveram uma qualificação”, destaca o prefeito.
“Para trazer o programa para a cidade, fomos ver de perto o que a Odebrecht fazia em uma cidade do Rio Grande do Sul e graças a Deus estamos obtendo resultado”, completou Matheus, que informa que a prefeitura oferece o transporte e o prédio onde funcionam as oficinas e as aulas.
Na semana passada, a Braskem lançou a pedra fundamental da nova fábrica de PVC e anunciou o investimento de quase R$ 1 bilhão na construção da nova planta da empresa. A ampliação do empreendimento foi mais uma ação da política de atração de investimentos do governo de Alagoas.
Os cursos de capacitação foram inciados em novembro de 2010, cumprindo o cronograma determinado para a construção civil da nova planta de PVC, no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela.
Inicialmente, foram inscritas 1.067 pessoas de Marechal Deodoro, sendo que 640 foram selecionadas para os cursos de capacitação. Os escolhidos puderam eleger a nova profissão, entre carpinteiro, armador de ferragens, eletricista, mecânico montador e ajustador, encanador industrial, caldeireiro e soldador.
Serão erguidas em um prazo de 24 meses duas fábricas, uma de monocloreto de vinila (MVC), insumo básico da resina, e outra do próprio PVC, com capacidade anual de produção de 200 mil toneladas. Com a nova fábrica, a capacidade total de produção de PVC da Braskem alcançará 710 mil toneladas anuais.
Setenta por cento do PVC serão direcionados à indústria de construção civil, principalmente nas aplicações em tubos, conexões, esquadrias e forros. Os outros 30% são de PVCs flexíveis, aplicados em mangueiras, calçados, embalagens, fios e cabos.
A expectativa de crescimento da demanda vem principalmente pelo impulso das construções habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, e pela expectativa de investimentos em infraestrutura de saneamento básico no Estado.
Com o curso concluído no Acreditar, os alunos terão a possibilidade de ingressar na obra de duplicação da Planta de PVC/MVC da Braskem.