Quatro salões de beleza montados dentro de uma sala de aula. A façanha foi realizada pelas alunas do curso de Cabeleireiro do Senac Alagoas na manhã desta quarta-feira (13.04), durante atividade prática da disciplina Beleza como Profissão e seu Campo de Atuação ministrada pela instrutora Josenir Souza. Divididas em grupos, elas montaram quatro maquetes que representavam os salões de beleza ideais a serem implantados nos bairros da Pajuçara, Serraria e Ponta Verde, e na cidade de Joaquim Gomes.

“Depois das aulas teóricas, elas fizeram visitas às nossas instalações, como o Salão Escola e caíram em campo para reunir informações a respeito do mercado para a área de Beleza. Além da maquete, a missão delas era apresentar um relatório onde apresentassem a planilha de investimentos, custos com reforma, decoração, instalação de equipamentos, e gastos com cosméticos e funcionários”, explicou a instrutora ao ressaltar, junto a alunas, a importância de estar atento ao capital de giro.

Além do aprendizado, a atividade incentivou as alunas a planejar ou expandir o próprio negócio. Josete Alves, 45, administra um pequeno salão de beleza na cidade de Porto Calvo. Depois da atividade, está cheia de planos. “Percebi que o mercado nesta área está crescendo. Assim que acabar o curso aqui no Senac, pretendo ampliar o número de serviços oferecidos e, assim, expandir o meu negócio”, disse Josete.

Também muito animada, a aluna Ana Barros, 27, que já trabalha com atendimento em domicílio, pensa em abrir o próprio salão. “Com o curso do Senac, aprendi a melhor atender a meu cliente, estou mais atenta às exigências da vigilância sanitária e sei que, agora, tenho um diferencial de mercado. Esse é, sem dúvida, um curso que eu recomendaria a todos os profissionais de beleza de Alagoas”, destacou Ana.

--