As Secretarias de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e da Saúde (Sesau) fortaleceram a parceria nas atividades de atenção ao funcionário público estadual. Nesta terça-feira (12), durante a abertura oficial da Semana da Saúde na Educação, os secretários Rogério Teófilo (Educação) e Alexandre Toledo (Saúde) reafirmaram a integração entre as duas pastas. O evento, que ocorreu no horário da manhã, no auditório da SEE, contou com a participação de um grande contingente de funcionários da SEE.
Com o intuito de conscientizar o servidor da Educação acerca da importância dos cuidados com a saúde, ambas as secretarias planejaram diversas ações conjuntas para a Semana da Saúde na Educação. Uma delas será a Campanha da Voz, onde os dois órgãos, em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), desenvolvem programação especial para alertar os trabalhadores sobre a importância dos cuidados com as cordas vocais.
“Não se pode fazer a saúde do trabalhador sozinho e, a partir do momento em que nos articulamos, temos melhor alcance do nosso público, que é o servidor do Estado”, frisa a diretora estadual de Vigilância à Saúde do Trabalhador, Gardênia Freitas.
Nova estrutura – O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, lembra que as ações de cooperação entre a SEE e outras secretarias integram as premissas do Programa Geração Saber. Teófilo destacou ainda que o órgão investe em iniciativas que promovam a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da Educação.
“No ano passado, com a nova estrutura da SEE, criamos o Núcleo de Qualidade de Vida, um espaço voltado especificamente para atender às necessidades de nosso funcionário. Também estamos adquirindo novo mobiliário e computadores para a sede administrativa e coordenadorias regionais de Educação (CREs) de forma a permitir mais conforto no ambiente de trabalho”, lista o secretário.
Já o secretário de Saúde, Alexandre Toledo, ressaltou que a Sesau possui um setor especialmente voltado para a saúde laboral do funcionalismo público, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Ele também solicitou a cooperação dos professores nas campanhas preventivas do órgão, a exemplo da dengue. “Os educadores são multiplicadores do conhecimento junto aos seus alunos e, por isso, são personagens estratégicos no combate à dengue e ao seu mosquito transmissor”, ressalta.
O evento – Durante o segundo dia de atividades da Semana da Saúde na Educação, os servidores da SEE foram recepcionados com a apresentação da musicista Miran Abs e assistiram a palestra sobre saúde mental ministrada pela psicóloga e técnica da Sesau, Laelza Farias.
Na ocasião, o secretário Rogério Teófilo também solicitou aos presentes a realização de um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do tiroteio na Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro do Realengo, no Rio de Janeiro.