O 3º Batalhão de Polícia Militar iniciou esta semana o Estágio de Patrulhamento Tático para os alunos do Curso de Formação de Praças pertencentes ao polo Arapiraca. O estágio terá duração de quatro dias e conta com uma carga horária de 60 horas.

A atividade faz parte da grade curricular do curso e encerra a fase acadêmica dos novos soldados da PM. “Com esse estágio os alunos sairão mais capacitados e fornecerão um serviço de melhor qualidade para a sociedade alagoana”, frisou o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Wellington Bittencourt.

Para o coordenador de formação do CFP/polo Arapiraca e coordenador do Estágio, tenente Thiago Duarte, a matéria fecha com chave de ouro a formação acadêmica. “Desde o início do curso procuramos fazer uma formação voltada para a operacionalidade, e o curso é um ótimo parâmetro para se colocar em prática tudo o que foi aprendido ao longo desses oito meses”.

O Estágio de Patrulhamento Tático tem aplicações de Controle de Distúrbio Civil, aplicações táticas, operações táticas especiais e abordagem de força tática. Na ocasião, os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas de transposição de obstáculos, conduta de patrulha, entradas táticas, transição de armas, técnicas de progressão em áreas de alto risco, técnicas de formação e organização de patrulha policial.

Além do estágio, outras atividades extras foram desenvolvidas no decorrer do curso, como marchas administrativas, torneios de abordagem, jogos internos, palestras, aulas extras de Defesa Pessoal e estágio operacional em viaturas e eventos.

O Curso de Formação de Praças/2010, polo Arapiraca, será encerrado no próximo dia 18. A solenidade de formatura e apresentação dos novos soldados à população acontece às 9h, no calçadão do Lago da Perucaba. Com o fim do curso, mais de 500 policiais militares reforçarão a segurança no Estado. Na capital, onde também o curso é realizado, a cerimônia de formatura será no Ginásio do Sesi/Trapiche, às 9h do dia 19.