Na perfumaria, o cheiro estava delicioso. Mas ao usar no dia a dia, você percebeu que o perfume não tem uma boa duração e nem estava tão agradável quanto na hora da compra. Há uma série de explicações e dicas que podem lhe ajudar não só na sua próxima aquisição como também para fazer com que o cheirinho agradável fique o dia inteiro em sua pele.
Saiba que há, principalmente, uma grande relação entre a qualidade do desempenho de uma fragrância e o tipo de pele do usuário. A dermatologista Renata Amoroso Sitonio explica a característica.
- Cada pessoa tem receptores diferentes na pele, o que faz com que o cheiro se fixe mais em uns do que em outros. Muito se deve à camada de proteção, a camada de gordura da pele, que possibilita que o perfume se fixe mais ou menos.
Agora, se você percebe que o perfume desaparece pouco tempo depois da aplicação, não adianta recorrer a receitas populares para prolongá-lo. Colocar o frasco na geladeira antes da usar, deixar o perfume ao Sol para encorpá-lo não só prejudicam o produto como também não dão nenhum resultado. O R7 ouviu a especialista Luciana Knobel, diretora de criação de fragrâncias da América Latina da Givaudan.
- Recomenda-se guardar o perfume em local fresco e ao abrigo da luz, para que ele dure mais e não sofra processos químicos que podem degradar a fragrância.
A “culpa” pela baixa duração não é só do tipo de pele ou do que você andou aprontando com seu perfume, mas também da escolha da fragrância, como completa Luciana.
- Por exemplo, uma fragrância cítrica e fresca, por ter uma estrutura mais leve, apresentará uma duração menor na pele, já que contém ingredientes mais voláteis. Já uma fragrância mais encorpada, pesada, como as adocicadas, por exemplo, tende a durar mais horas na pele.
Mapa do cheiro
Existem outras dicas que podem deixar o cheiro por mais tempo, e o uso da água é uma delas, segundo a dermatologista Renata Amoroso Sitonio.
- Passar o perfume após o banho ainda com a pele úmida pode ajudar na fixação, sim. Assim como os cremes hidratantes também devem ser aplicados dessa maneira.
Já Luciana Knobel ensina os lugares estratégicos para fazer com o que o perfume dure o dia inteiro.
- Para que o perfume apresente um bom desempenho na pele, geralmente indicamos lugares específicos para aplicar a fragrância como pulsos, pescoço e na dobra do cotovelo, locais nos quais há uma maior evaporação do perfume. Com isso, a fragrância será mais perceptível tanto para o usuário quanto para quem está ao lado. Para que o cheiro dure mais, recomendo utilizar uma fragrância mais adocicada, com notas de madeiras intensas e resinas como o âmbar, que por apresentarem moléculas maiores, tendem a ficar mais tempo na pele. Um exemplo é o perfume Angel, de Thierry Mugler, que certamente não apresentará problemas de duração.