O esforço para virar a partida semifinal contra o paulista Júlio Silva foi demais para o juvenil alagoano Tiago Fernandes. Pouco depois de garantir um resultado histórico, ele anunciou que cansaço e dores nas costas o obrigaram a desistir de disputar a final do Pernambuco Brasil Series Open, que estava prevista para as 19h30 contra o japonês Tatsuma Ito.

A decisão foi tomada pelo técnico Larri Passos. Ele havia tentado mudar a partida para a segunda-feira, o que não era possível devido à programação dos tenistas, e assim solicitou a seu comandado que não jogasse a final para se preservar fisicamente.

"O Tiago é muito novo e não queria que ele corresse o risco de se machucar, como ter uma lesão pelo cansaço dos jogos desta semana. Infelizmente a chuva atrapalhou e a organização foi obrigada a fazer todos os jogos no mesmo dia. Uma pena, mas o Tiago ainda tem muito chão pela frente", explicou Larri, que acompanhou de longe a atuação de Tiago, já que está em Monte Carlo ao lado de Thomaz Bellucci.

"Foi uma grande semana. Claro que queria muito este título, mas foi a melhor decisão. Tinha mesmo que me preservar e acho que tomamos a decisão mais acertada para o meu momento. Outras finais virão no futuro, se Deus quiser. É continuar trabalhando para correr atrás", afirmou o alagoano.

Tiago eliminou o cabeça 4 Júlio Silva por 2/6, 7/5 e 7/6 (7-2 no tiebreak), num jogo que começou às 10h30, na quadra aberta do Vila Galé Resort, em Cabo de Santo Agostinho, mas precisou ser transferida a partir do segundo set para Recife, tendo reiniciado por volta das 14h30.

Convidado da organização, Tiago jamais havia sequer alcançado as quartas de final de um torneio deste nível. Há poucas semanas, numa excursão à China, havia obtido suas duas primeiras vitórias em challenger. Silva ocupa o número 211 do ranking e se torna assim no jogador de mais alta classificação a ser batido pelo alagoano, que completou 18 anos no final de janeiro.

Com os 48 pontos obtidos nesta semana no piso sintético, Tiago saltará do 509º para perto do 380º. Ele ganhou direito a disputar o challenger de Blumenau, onde estreará na terça-feira diante do cabeça 6, o argentino Leonardo Mayer.

Número 166 do ranking, Ito pode comemorar não apenas o título e o prêmio de US$ 5 mil, mas também convite para disputar a chave principal do Brasil Open de 2012.