Uma das maiores promessas do tênis brasileiro nos últimos tempos, Tiago Fernandes garantiu a inédita vaga na semifinal ao vencer um equilibrado confronto da nova geração contra o gaúcho Guilherme Clezar. O alagoano levou a melhor no tiebreak do terceiro set da equilibrada partida e venceu por 6/4, 3/6 e 7/6 (7/3), alcançando o resultado mais expressivo de sua curta carreira.

"Foi uma das melhores partidas da minha vida. Nós dois jogamos em um nível altíssimo e se tivesse empate no tênis seria um resultado justo hoje", afirmou Tiago. "Fomos ao extremo e fizemos um duelo bonito, felizmente levei a melhor", comemorou o alagoano, que tem a perspectiva de disputar sua primeira final de um torneio profissional.

Atual 509 do mundo, Tiago já deverá figurar entre os 420 melhores da lista da ATP com a classificação à semifinal, na qual ele irá enfrentar o experiente Julio Silva, responsável por virar sobre o também paulista Caio Zampieri. "Julio tem mais experiência que eu nesse tipo de jogo, já passou por isso mais vezes, mas estou muito motivado por ser a minha primeira semifinal de challenger”, apontou a jovem promessa nacional.

“Estou vivendo uma semana excelente e não tenho porque me pressionar para esse jogo. Vou entrar solto e tentar vencer mais essa", avisa o alagoano. "Julio é tenista muito sólido no fundo de quadra e muito forte fisicamente. Promete ser um jogo longo e vou ter que ficar firme, me impor para atacar e ganhar os pontos", completou Fernandes.

Se uma das semifinais será 100% brasileira, a batalha pela outra vaga na decisão reunirá dois estrangeiros. O equatoriano Giovanni Lapentti, algoz do gaúcho André Ghem, terá pela frente o jovem Tatsuma Ito. O japonês de apenas 22 anos se garantiu na penúltima rodada do torneio após a boa virada sobre o paulista Ricardo Hocevar, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/1.

Fechando a programação desta sexta-feira, Lapentti e o santista Fernado Romboli conquistaram o título da chave de duplas do Pernambuco Brasil Open Series ao baterem os brasileiros André Ghem e Rodrigo Guidolin por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/1, na decisão.