Após massacrar o Almería por 8 a 0 fora de casa no primeiro turno do Campeonato Espanhol, o Barcelona não encontrou a mesma facilidade neste sábado. Atuando no Camp Nou com uma equipe mista, o time catalão contou com um gol de cabeça do jovem meio-campista Thiago Alcântara, filho do tetracampeão mundial Mazinho, para vencer o lanterna por 3 a 1, de virada, e manter a tranquila vantagem de oito pontos sobre o Real Madrid na ponta do Campeonato Espanhol.
Corona havia aberto o placar para o Almería aproveitando contra-ataque no início do segundo tempo, mas apenas três minutos depois Messi empatou a partida, convertendo pênalti sofrido por David Villa. Aos 19min, foi a vez de Thiago marcar; já nos acréscimos, Messi marcou pela segunda vez para chegar ao 29º gol na competição, ultrapassando Cristiano Ronaldo na artilharia.
Com o resultado, o Barcelona chega a 84 pontos, contra 76 do Real - as duas equipes se reencontram em clássico no próximo sábado, no Santiago Bernabéu. Já o Almería, com 26 pontos, segue na última colocação e dificilmente escapa do rebaixamento.
O jogo
Como esperado, o time catalão dominou a posse de bola desde o primeiro minuto - chegando a quase 80% no primeiro tempo - e criou uma chance atrás da outra. Porém, quando a marcação de dez homens atrás da bola do Almería não funcionava, o goleiro brasileiro Diego Alves aparecia bem para frustrar os ataques dos donos da casa.
Logo aos 5min da segunda etapa, veio a surpresa: o time visitante roubou a bola, saiu em contra-ataque rápido pela direita e aproveitou o vacilo do zagueiro argentino Gabriel Milito, que deu condição de jogo a dois adversários, para surpreender o Barcelona. Corona recebeu a bola em velocidade na área e bateu de primeira para vencer o goleiro José Pinto.
A alegria do Almería, porém, durou pouco. Aos 8min, David Villa - que começou no banco - recebeu lançamento longo do próprio Milito, invadiu a área e foi atropelado pelo goleiro Diego Alves. Lionel Messi foi para a cobrança e deslocou o brasileiro para marcar.
Mesmo controlando a posse de bola e apostando em seu jogo de passes rápidos, o time azul-grená só conseguiu a virada em um cruzamento de bola parada. Messi bateu escanteio aos 19min e Thiago, de apenas 1,72 m, subiu mais alto que a zaga para desviar de cabeça e estufar as redes.
Já nos acréscimos, Messi aproveitou vacilo da zaga para roubar a bola, invadir a área e tocar com tranquilidade por cima do goleiro Diego Alves - isolando-se na artilharia e deixando o Barcelona confortável antes do clássico da próxima rodada.