A primeira fase de entrega de animais pelo Programa Alagoas Mais Ovinos será finalizada nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, no município de Major Izidoro. A solenidade vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela, do secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, técnicos do programa, prefeitos e agricultores beneficiados.
Com a entrega de 181 animais em Major Izidoro – 175 ovelhas e 6 carneiros reprodutores – e uma entrega seguinte que vai ocorrer em Jaramataia, no mesmo dia, de mais 181 animais, será finalizada a primeira fase de repasse dos animais, que ocorre por meio de um contrato de empréstimo para famílias identificadas e cadastradas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura e pelas prefeituras.
“O programa tem como principal objetivo aumentar e melhorar o rebanho de ovinos e caprinos do Estado, além de promover a melhoria de renda e qualidade de vida dos agricultores, de acordo com determinação do governador Teotonio Vilela, que entende como fundamental o apoio a essa atividade, que é típica do agricultor familiar da região do semiárido”, lembrou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.
Contrato de empréstimo – Em cada um dos dois municípios, serão beneficiadas 25 famílias. Cada uma delas recebe 7 ovelhas e, para cada grupo de quatro famílias, é disponibilizado um carneiro reprodutor puro de origem, registrado numa associação nacional.
As famílias incluídas no Programa Alagoas Mais Ovinos se comprometem a, no prazo de cinco anos, devolver a mesma quantidade de animais, sendo dois no terceiro ano, dois no quarto e três no quinto, possibilitando a ampliação do programa. Segundo técnicos da Seagri, a raça Santa Inês foi escolhida devido a sua rusticidade, adaptação à região e boa produtividade.
“Enquanto as 7 ovelhas – crias dessas matrizes – não forem devolvidas, essas que eles vão receber ainda são patrimônio da Secretaria de Estado da Agricultura”, orientou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta.
Capacitação – Os agricultores incluídos no Programa Alagoas Mais Ovinos recebem orientação técnica e capacitação sobre manejo dos animais. Entre os municípios que já tiveram a capacitação, estão Delmiro Gouveia, Pariconha, Olho D’Água do Casado e Piranhas.
Segundo o gestor do Programa Alagoas Mais Ovinos, Sílvio Romero, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), durante a capacitação são abordados manejo nutricional, sanitário, reprodutivo e noções de beneficiamento de carne e leite.
Resultados – Entre os agricultores que já foram beneficiados pelo Programa Alagoas Mais Ovinos, está dona Maria dos Santos Dantas, de Piranhas, que recebeu 7 ovelhas há mais de um ano e hoje possui um rebanho que já chega a 26 animais.
A criadora disse, durante uma reportagem do programa Globo Rural, da TV Globo, exibida em março deste ano, que a renda da família vai aumentar quando começar a vender os animais, que ela cria com a ajuda do marido, Paulo José Ventura. “Não vendi porque eu ainda quero que o rebanho aumente mais”, disse ele.
Seu Paulo José informou que vai esperar o rebanho chegar a 50 ou 60 cabeças para começar a vender os machos. A reportagem mostrou também que o casal, junto com outras famílias incluídas no programa, recebe assistência técnica de um médico veterinário da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). O Programa Alagoas Mais Ovinos é uma parceria do governo do Estado, APL e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (ACCOAL).