Na semana passada, o Google decidiu fazer uma brincadeira de 1º de abril na qual criou um vídeo sobre um suposto novo recurso, o Gmail Motion (movimento em inglês).
Embora a piada tenha sido engraçada, pouca gente sabia que essa tecnologia já existe. Um sistemas que controla um computador por meio de gestos foi lançada há um bom tempo antes de virar brincadeira do Google.
A tecnologia de verdade foi criada pelo pesquisador Evan Suma, que atualmente faz uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.
Um dos usos práticos é na medicina. O sistema permitirá aos cirurgiões procurar várias imagens de um paciente sem ter de parar a cirurgia para lavar novamente as mãos.
Em dezembro do ano passado, ele mostrou ao mundo o software que desenvolveu com sua equipe, o FAAST (Kit de Ferramentas de Ação Flexível e Esqueleto Articulado, em inglês).
A tecnologia usa um sensor do Kinect da Microsoft para permitir ao corpo do usuário agir como se fosse o mouse ou o teclado.
O vídeo de demonstração do FAAST já foi visto por mais de 1,5 milhão de pessoas. E a tecnologia já é usada para jogar o game World of Warcraft. Veja abaixo vídeo de demonstração da tecnologia, rodando no Xbox 360.









