Campeão do Australian Open juvenil em 2010, Tiago Fernandes conseguiu nesta semana o melhor resultado de sua carreira como profissional. Com a vitória por 7/6 e 6/4 sobre o paulista Bruno Sant'Anna, o alagoano de 18 anos avançou às quartas de final do Pernambuco Brasil Open Series, torneio Challenger que dá ao campeão uma vaga na chave principal do Aberto do Brasil em 2012.

Em torneios anteriores da ATP, as melhores atuações de Tiago Fernandes aconteceram este ano, na Ásia, onde o brasileiro furou o qualifying nos Challengers de Guangzhou (China) e de Kyoto (Japão). Em ambos torneios, no entanto, Fernandes não passou das oitavas de final.

- Sei que esta vitória é fruto de todo trabalho que estamos fazendo nesses últimos anos, visando a minha preparação e evolução entre os profissionais. O Larri (Passos) sempre me disse que os torneios começam pra valer nas quartas. Então, preciso manter meus pés no chão e continuar trabalhando firme - disse o pupilo do ex-técnico de Gustavo Kuerten.

Com os pontos conquistados em Cabo de Santo Agostinho (PE), Fernandes, atual 509 do ranking, deve subir cerca de 50 posições e entrar no grupo dos 500 melhores pela primeira vez.

- O ranking é fruto de um trabalho que está dando certo e quero continuar nesse caminho. Penso sempre jogo a jogo e se eu continuar atuando dessa maneira essa ascensão vai ser contínua.Outros brasileiros garantem ascensão

Assim como Tiago Fernandes, Guilherme Clezar, José Pereira, Caio Zampieri e Bruno Sant’Anna já somaram pontos que garantem colocações inéditas na lista da ATP.

Clezar, próximo rival de Fernandes, se classificou às quartas de final ao passar pelo russo Ilya Belyaev por 6/1 e 6/3, é atingirá seu ranking mais alto independentemente do desfecho do torneio. Atual número 724 do mundo, o gaúcho, que chegou a ocupar a 717ª colocação, vai somando 15 pontos e se aproxima da casa dos 600 melhores do ranking mesmo que perca na próxima rodada.

Para Caio Zampieri, atual 257º tenista da ATP, a ascensão no ranking representa ainda mais: de olho em uma vaga no qualifying de Roland Garros, o tenista depende de um bom resultado no torneio em Recife, o último que conta pontos antes do fechamento da lista do Grand Slam francês. O paulista deu mais um passo rumo à meta ao bater o finlandês Timo Nieminen por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4, nesta quarta.

Grande esperança da torcida local na competição, o pernambucano José Pereira, que duela na quinta-feira com o equatoriano Giovanni Lapentti por uma vaga nas quartas de final, já atingiu sua melhor marca no ranking ao vencer na estreia - com os seis pontos conquistados, ele já apareceria entre os 440 tops da lista, superior à 461ª colocação ocupada por ele em fevereiro deste ano. Caso vença Lapentti, Pereira já se aproxima dos 420 melhores do ranking da ATP.

Sant’Anna, que ainda se dedica aos torneios juvenis e não tinha um ponto sequer no ranking, deixa o torneio com 6, seu maior total até o momento.