Um dia para ficar na história. Assim está sendo encarado por toda diretoria, conselheiros, sócios e torcedores a manhã desta sexta-feira (01), quando técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) apresentaram o projeto do Centro de Treinamentos da Agremiação Sportiva Arapiraquense.
Participaram da solenidade, que aconteceu na Sala de Reuniões do Centro Administrativo, o presidente José dos Santos Oliveira, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), diretores alvinegros, secretários municipais, o técnico José Luiz Mauro, o Vica, o gerente de Futebol, Marcelo de Jesus, a imprensa, além de torcedores – todos ansiosos para saber como ficaria o CT do ASA.
O novo empreendimento do alvinegro será construído às margens da Rodovia AL-110, no povoado Piauí, distante cerca de oito quilômetros do centro de Arapiraca. O terreno, comprado no final do ano passado pelo ASA, possui mais de 36 mil metros quadrados. A prefeitura ficou responsável pela elaboração do projeto arquitetônico e de engenharia, sob a coordenação da secretária de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque, com o apoio do arquiteto Alexandre Viana e do engenheiro Geovane Farias, da Secretaria de Obras e Viação.
Durante o encontro, o arquiteto Alexandre Viana apresentou o projeto completo, com todos os detalhes físicos. No final da mostra, foi aberto espaço para sugestões, que atenderá as necessidades do coro administrativo, técnico, médico e de futebol. Agora, o projeto retorna para os arquitetos para que sejam feitas as mudanças e na próxima semana ser enviado para a secretaria Municipal de Obras e Viação, onde será analisado e orçado todo o custo para a realização da obra.
Os trabalhos do CT serão divididos em partes, assim como a estrutura física do centro. Na primeira etapa, será realizada a implantação do campo com dimensões oficiais (110x70), a construção do muro envolta de todo o terreno do Centro de Treinamento e o bloco que envolve vestiários, banheiros, rouparia e sala de imprensa.
O presidente José dos Santos Oliveira agradeceu o empenho dos técnicos da Prefeitura Municipal e reforçou a necessidade da parceria entre ASA e Prefeitura. Ele contou que o dinheiro usado para a primeira etapa do projeto será investido pelo clube com uma parte do dinheiro da venda de 55% dos direitos econômicos do atacante Júnior Viçosa ao Grêmio.
“O sucesso do ASA se deve ao trabalho e dedicação de todos – diretoria, comissão técnica, jogadores, torcida, sócios e patrocinadores, entre eles, a prefeitura, que não tem medido esforços para que isso aconteça. E o CT vem para colocar o Alvinegro de vez como um dos maiores times do país. Esse é um presente para o ASA do futuro”, disse o dirigente.
Estrutura
O Centro de Treinamentos contará com:
- Estacionamento externo e interno (com guarita) para 100 carros;
- Estacionamento para ônibus;
- Bloco 1 (social) – Área de exposições, recepção, sala de imprensa, biblioteca e Loja Oficial.
- Diversas praças com área totalmente verde;
- Espaço para caixas eletrônicos;
- Capela
- 2° Bloco (concentração) – Alojamentos com 12 quartos (triplo) com varanda, lavanderia, deposito, sala de serviço, cozinha, salão de jogos, hidromassagem e residência do caseiro.
- Caixa de areia;
- 3° Bloco (administrativo) – Auditório para 435 lugares, recepção, controle de segurança, almoxarifado, espaço para comissão técnica, tesouraria, salas de marketing, arquivo, diretoria e reuniões;
- 4° Bloco (médico) – Espaço para fisioterapia, sala de musculação, sala de ginastica, um setor de fisioterapia, dois setores médicos, sala de reuniões, deposito e piscina hidroginástica.
- Campo society com dimensões em 60x40;
- Piscina semiolímpica;
- 5° Bloco (apoio) – Salão de Festas para 300 pessoas, rouparia, vestiários, banheiros, sala de imprensa e deposito;
- Campo de futebol com dimensões em 110x70
- Um lance de arquibancada para o torcedor.
Modernidade
Após a mostra do projeto, o treinador Vica fez algumas observações de ordem técnica, destacando o apoio da equipe de técnicos da Prefeitura de Arapiraca. “Estou surpreso com a dimensão desse projeto. Já vi muitos Centro de Treinamento, mas esse, do ASA, com certeza, será um dos mais modernos do Brasil”, declarou o técnico Vica.
Por sua vez, o presidente do ASA, empresário José dos Santos Oliveira, o Zé da Danco, agradeceu o apoio do prefeito Luciano Barbosa e equipe ao ASA. Ele afirmou que, agora com a elaboração do projeto, a diretoria vai avaliar os custos, para, em seguida, iniciar a construção do Centro de Treinamento.
“Ainda dispomos de recursos da ordem de R$ 750 mil, oriundos da negociação do atacante Júnior Viçosa com o Grêmio. Vamos elaborar um planejamento, com o apoio de empresários e torcedores, para iniciarmos a construção e juntarmos forças para concluirmos esse grande projeto, que é mais uma importante conquista e um sonho acalentado há mais de 50 anos”, completou o presidente.
Paixão
Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa voltou a reafirmar o compromisso da administração municipal em ajudar o clube alvinegro.
“O ASA é uma paixão do arapiraquense e tem ido cada vez mais longe, divulgando positivamente o nome de nossa cidade. Agora, com a elaboração do projeto do Centro de Treinamento, o clube dá um exemplo de profissionalismo, zelo, dedicação e transparência de seus diretores, comissão técnica e jogadores. O futebol precisa ser incentivado para oportunizar a prática esportiva, principalmente entre os jovens, a fim de que tenhamos mais inserção social e redução da marginalidade e da violência em nossa sociedade”, declarou o prefeito Luciano Barbosa.