A Agremiação Sportiva Arapiraquense – ASA comemora a marca de 500 sócios cadastrados na campanha sócio-torcedor denominada Meu Coração é ASA. Lançada em 2009 pelo clube, tendo a frente o vice-presidente de Marketing Sérgio Lúcio, passou por reformulações em 2010, quando foi criado um escritório exclusivo para atendimento aos sócios, ações de marketing específicas e cobrança exclusiva por boleto bancário, sob a coordenação do conselheiro e torcedor do clube, Ricardo Rolim.

Diferente de outros clubes, o ASA preferiu seguir um caminho próprio: decidiu que a administração da campanha seria feita pelo próprio clube ao invés de terceirizá-la, onde teria que dividir uma parte da receita. Com isso, em pouco mais de 1 ano a campanha arrecadou R$ 110 mil, dinheiro que foi direto para uma conta na Caixa Econômica Federal aberta exclusivamente para isso.

Os recursos foram utilizados de maneira variada: aquisição de material esportivo, máquinas de lavar para a rouparia, fogão industrial, balança profissional e pagamento de alugueis do escritório do clube e até de apartamentos para atletas contratados na Serie B que residiam em Arapiraca.

Outro ponto importante da campanha alvinegra foi o baixo custo para gerenciar o projeto. Em geral, empresas de marketing cobram 30% do valor arrecadado, além de fixar um percentual entre 10% e 20% para aquisição de prêmios. Como os membros da coordenação da campanha são conselheiros do ASA, não há gastos com a administração.

“Os prêmios que sorteamos foram doados por patrocinadores e até as camisas que os sócios recebiam não custaram nada pro clube, pois alguns patrocinadores entenderam a excelente oportunidade de divulgar suas empresas e contribuíram bancando isso pro ASA”, explica Ricardo Rolim. Com o uso da criatividade e do amor pelo ASA, o ASA conta até com um publicitário, Cleberton Felipe, também conselheiro do ASA, que foi responsável pela elaboração dos modelos das camisas de sócio-torcedor em todos os anos, além de banners e panfletos e também do site do sócio torcedor.

Para 2011, o objetivo principal é diminuir a inadimplência. De acordo com o Sérgio Lúcio, vice-presidente de Marketingdo ASA “não adianta ter 500 sócios cadastrados e apenas 150 pagando; é uma pena, tem torcedor que só quer voltar a pagar na Serie B, acreditando que no alagoano o clube não precisa de recursos. Se todos tivessem pagando, nossa arrecadação estaria na casa de R$ 25 mil por mês”.

Em 2011 o investimento de mídia tem sido através de rádio e sites de internet. Nos próximos dias a campanha estará com outdoors na rua, além de distribuição de 10 mil panfletos nos próximos jogos do ASA em Arapiraca.

Para se cadastrar, o torcedor tem 4 opções: dirigir-se ao escritório do clube, na Rua Domingos Correia nº 1097, Ouro Preto; através da internet, no site www.asa-arapiraca.com.br/socio; enviar e-mail para sociotorcedorasa@gmail.com ou ainda ligar para a linha direta do sócio: 82 8899.9934.

Cadaminuto e Minuto Arapiraca

Visando contribuir para a campanha sócio torcedor do ASA os sites do grupo Cadaminuto, www.cadaminuto.com.br e www.minutoarapiraca.com.br estarão veiculando, gratuitamente, até o fim da Série B os banners da campanha.