O eletricista Adeildo Gomes da Silva,30, entrou em óbito no começo da tarde desta quinta-feira (31), no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ele foi vítima de um acidente na cidade de Arapiraca, enquanto realizava reparos em uma das redes elétricas do município.
Adeildo foi transferido para Maceió, após passar quase dez horas aguardando a disponibilidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na cidade de Arapiraca. O HGE chegou a divulgar que o paciente apresentava quadro estável, após procedimento cirúrgico e que iria realizar mais um procedimento clínico.
O diretor da Unidade de Emergência do Agreste, José Karlisson Valeriano revelou que a transferência não aconteceu antes devido à falta de energia na região.
“A ambulância que poderia realizar essa transferência estava na cidade de Santana de Ipanema, no aguardo da realização de um exame em um paciente”, relatou o diretor.
Eletrobras irá apurar causas do acidente em Arapiraca
A Eletrobras Distribuição Alagoas informou que já iniciou a investigação para saber as causas do acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira, em Arapiraca, com o prestador de serviço Adeildo Gomes da Silva, da empresa Link Engenharia. Ele estava fazendo reparos em uma linha de média tensão quando recebeu a descarga elétrica. Os técnicos de segurança do trabalho estão no município para colher todas as informações sobre o caso.
O eletricista estava atendendo a uma ocorrência registrada por volta das 8h da manhã e o acidente ocorreu aproximadamente às 10h, momento em que o atendimento foi interrompido. Outra equipe foi deslocada para fazer os trabalhos, já que os técnicos que presenciaram o acidente não tinham condições psicológicas para seguir com as atividades. Eles ainda estão no local para normalizar o fornecimento de energia, previsto para as 22h.
Prevenção
A Eletrobras informa também que tem padronizado as práticas de segurança a fim de evitar acidentes nas seis Distribuidoras do Sistema. No início deste ano, foram lançados os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), uma exigência legal das normas regulamentadoras de segurança do trabalho. Em sua aplicação eles detalham o passo a passo de tarefas específicas do setor elétrico. Além de cumprirem uma determinação, eles representam uma mudança de paradigma na forma de execução de tarefas no Sistema Elétrico de Potência e criam uma mentalidade de prevenção.
Foram lançados 35 POPs, elaborados por um grupo de trabalho composto por profissionais das seis empresas de Distribuição da Eletrobras. Todos os procedimentos são relacionados à área de operação, manutenção e segurança e medicina do trabalho; e envolvem graus elevados de riscos de acidentes, por serem executadas com maior frequência, por um grande número de profissionais. Posteriormente serão elaborados outros procedimentos envolvendo a área comercial, subestações e linhas de transmissão.