A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vem por desta esclarecer notícia veiculada na mídia alagoana nesta terça-feira (29) acerca da não instalação de computadores em escolas do Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa).

Primeiramente, o órgão esclarece que não é de sua competência a instalação das máquinas. Os computadores foram adquiridos com recursos do programa Proinfo Urbano e a sua instalação é responsabilidade da empresa vencedora do pregão do Ministério da Educação (MEC). Apenas esta companhia possui a autorização do ministério para a realização deste serviço e cabe à SEE apenas acompanhamento do processo e a resolução de eventuais problemas de infraestrutura predial que impeçam o trabalho.

O coordenador especial de Tecnologia da Informação da SEE, José Alexandre Ferreira explica que a secretaria não pode instalar esses computadores porque, se o fizer, perde-se a garantia de manutenção da empresa designada pelo MEC para este serviço. “Neste caso, acompanharemos este processo de perto e estamos à disposição da escola para orientá-la no sentido de quais medidas devem ser tomadas para se viabilizar uma solução para esta situação”, explica o coordenador especial de Tecnologia da Informação da SEE, José Alexandre Ferreira.

No caso da Escola Estadual Silveira Camerino, técnicos da SEE também foram enviados à unidade de ensino para verificar a existência de falhas estruturais. “Estamos levantando se o laboratório da escola apresenta algum problema de infraestrutura e, caso seja necessário, faremos uma manutenção emergencial no sentido de agilizar a instalação dos computadores”, explica o coordenador especial de Infraestrutura da SEE, Sérgio Macedo.