Francisco Augusto e Romilson Andrade são pequenos produtores da Cooperativa Pindorama, em Coruripe, e nesta terça-feira (29), receberam do governador Teotonio Vilela Filho mais um incentivo para melhorar e aumentar a produção leiteira local. Por meio do Programa Alagoas Mais Leite, não apenas Francisco e Romilson, mas os demais cooperados têm a disposição um caminhão e dois tanques de refrigeração para transporte e acondicionamento do leite produzido.
Para o governador, o desenvolvimento de Alagoas só será completo com a participação do pequeno produtor, e de acordo com ele, a Cooperativa Pindorama é um exemplo para o país. “É com iniciativas como essa que congregamos e fortalecemos uma categoria inteira. Aqui em Pindorama está o maior exemplo de sucesso de cooperativismo do Nordeste brasileiro”, enfatizou.
Como exemplo positivo, Teotonio Vilela afirmou que pretende importar o modelo de sucesso da Pindorama para a viabilidade da área que hoje abriga a Usina Agrisa em Messias. “Aqueles que não acreditam na capacidade de organização e de trabalho deveriam conhecer a Pindorama”, reforçou o governador.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, a intenção é manter a qualidade do leite e assim, eliminar o atravessador. Como bem explicou Romilson Andrade, de Ipiranga, em Igreja Nova, a produção de 218 litros de leite por dia no início do programa Alagoas Mais Leite, hoje já se comemoram 2 mil litros por dia.
Do mesmo modo, seu Francisco Augusto de Lima Filho, 49, elogiou a iniciativa do governo do Estado e espera que sua produção de 200 litros/dia seja aumentada e ganhe em qualidade.
Permissão de uso
O maquinário cedido por meio de uma permissão de uso vai funcionar como potencializador da produção leiteira local. Os tanques de resfriamento, de dois litros cada, devem ficar situados em Igreja Nova e Piaçabuçu, para armazenar o leite das comunidades dos municípios. Já o novo caminhão fará o transporte da produção deles e dos demais cooperados até a Pindorama.
Klécio Santos, presidente da Pindorama, resumiu sua satisfação, dizendo que por meio destes equipamentos, o pequeno cooperado sente-se motivado em produzir mais e melhor. “Com o apoio do programa Mais Leite, hoje podemos contar 5 mil litros de leite por dia, apenas em Igreja Nova, sem contar São Sebastião, Penedo, Piaçabuçu, Teotônio Vilela e Junqueiro”, disse.
Teotonio Vilela lembra também que é a primeira vez que o Estado se articula com os pequenos produtores e mandou um recado: “Vocês não estão sozinhos. O Governo é parceiro, pode confiar”.
Pleito antigo
O prefeito de Coruripe, Marx Beltrão, solicitou ao governador Teotonio Vilela o recapeamento da estrada que liga Pindorama ao povoado Bolivar e a Penedo. Prontamente, Teotonio respondeu ao prefeito, dizendo que vai inserir a obra na caderneta de projetos do Estado junto ao Banco Mundial e ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). “É prioridade do Governo”, decretou o governador.
Estiveram presentes o vice-governador José Thomaz Nonô, o deputado federal Joaquim Beltrão e o deputado estadual Joãozinho Pereira, além do prefeito de Penedo, Israel Saldanha, vereadores e lideranças da região.