A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Maceió desta quarta-feira (30) foi marcada por discursos em homenagem ao ex-vice-presidente da República, José Alencar, que faleceu ontem após falência múltipla dos órgãos. Alencar lutava há 10 anos contra um câncer no intestino.

Os vereadores iniciaram a sessão com um minuto de silencia em homenagem ao político. Correligionário de Alencar, o vereador Marcelo Gouveia lembrou a trajetória de vida, enquanto empresário e político brasileiro, de José Alencar. "Tive muito orgulho de conhecê-lo pessoalmente. Ele foi um exemplo de determinação ao povo brasileiro, a fim de que continuemos a acreditar em um país bem melhor", comentou o vereador, acrescentando que, aos 18 anos de idade, o ex-vice-presidente abriu sua primeira fábrica de tecidos pedindo dinheiro emprestado à família.

Gouveia destacou ainda algumas frases de efeito proferidas por José Alencar, que afirmara, por diversas vezes, que o câncer que lhe abatera não seria capaz de levá-lo 'deste mundo'. "Só irei quando Deus quiser, disse ele", recordou o vereador. "Meu partido, a política nacional e o nosso país como um todo perdem um grande homem", emendou Gouveia, afirmando que o Brasil está de luto.

'Momento não é de tristeza'

O presidente da Mesa Diretora da Casa de Mário Guimarães, Galba Novaes, destacou a forma destemida com a qual o ex-vice-presidente enfrentara seus problemas. "A morte é a única certeza que temos nesta vida", comentou.

Engrossando os elogios a José de Alencar, Novaes garante ter se espelhado para desenvolver projetos enquanto presidente do Legislativo Municipal, a exemplo do portal da transparência. O vereador recorda ainda o período de campanha eleitoral, quando teve a oportunidade de com ex-vice-presidente se encontrar. "Temos de repassar os ensinamentos que ele nos deixou às futuras gerações", emendou.

Para Galba Novaes, o momento não é de tristeza, em virtude do fato de o ex-vice-presidente ter servido de espelho à boa política. "Agradeço aos colegas vereadores pela aprovação do portal da transparência, denominado José Alencar", reforçou o presidente da Câmara, destacando a simplicidade com a qual o político costumava receber amigos em seu escritório.

Francisco Holanda enfatizou o legado que o ex-vice-presidente deixara 'não somente para a classe política como um todo'. Já o vereador Théo Fortes destacou a perseverança do político nascido em Minas Gerais. "Antes de falecer ele afirmou que não temia a morte, mas a desonra. Isso só reforça a grandeza de um homem público", comentou o vereador, recordando que Alencar chegara a comandar os destinos da nação, por mais de uma vez, quando da ausência do presidente Lula no País - devido a compromissos internacionais.

Sem sessão

Com a medida da Mesa Diretora, a sessão ordinária desta quinta (31) não ocorrerá, em virtude da viagem do presidente da Câmara a Pernambuco. Novaes participa da solenidade de posse do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, o desembargador federal alagoano Paulo Roberto de Oliveira.

Galba Novaes também convoca os vereadores a participarem de audiência pública requerida pela vereadora Heloísa Helena (Psol) e que terá como objetivo debater questões relacionadas às ações da Prefeitura voltadas à saúde pública.

A sessão especial terá início às 14 horas da próxima segunda-feira (04), no plenário da Câmara, no Centro de Maceió.