Durante toda esta semana, os novos defensores públicos participarão do Curso de Formação desenvolvido e oferecido pela Defensoria Pública de Alagoas. O curso foi iniciado hoje (28) e irá acontecer todas as manhãs até a próxima sexta-feira, das 08 às 11horas e 40 min, na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL). O objetivo principal é transmitir experiências e práticas para que os novos defensores se sintam mais habilitados a exercerem suas novas funções.

 


“Este momento de informação e debates de algumas questões são importantes para esclarecer algumas dúvidas e ajudar na formação do próprio compromisso com a instituição“, explica o corregedor-geral e defensor público, Ryldson Martins.

 


Segundo ele, os novos defensores deverão passar por uma capacitação, que inclui a apresentação da instituição, sobre a abrangência da Defensoria Pública nos municípios alagoanos, teorias sobre os núcleos da saúde, criminal, do idoso, ações coletivas, consumidor, entre outros temas.

 


Para um dos novos defensores, Evaldo Dantas, que mora no Rio Grande do Norte, o momento é muito importante para entender o funcionamento do trabalho feito na Defensoria Pública. “A minha expectativa é de ajudar muitas pessoas a promover a justiça social”, pontua o defensor, no primeiro dia do curso de formação, em que esteve presente o defensor público geral, Eduardo Antônio Lopes; o subdefensor público-geral, Daniel Alcoforado; o presidente da Associação dos Defensores Públicos, Ricardo Melro e da Chefe de gabinete e também defensora Pública, Ana Karine de Brito.

 


Na ocasião, o defensor público-geral, Eduardo Antônio Lopes, afirmou que a Defensoria Pública é uma instituição em franco desenvolvimento e que com a presença dos novos defensores, esse desenvolvimento ainda será maior. “Este curso de formação irá servir para mostrar aos defensores nosso papel na sociedade; o nosso trabalho com a população carente, bem como a relação que eles terão com as instituições públicas e também para tirar todas as dúvidas acerca da Defensoria”, pontua o defensor.