Com o objetivo de apresentar as ações que serão desenvolvidas durante este ano em benefício dos cooperados, a diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) vai reunir todos os associados no dia 06 de abril no município de Batalha. Na oportunidade o diretor presidente da CPLA Aldemar Monteiro, vai anunciar o financiamento de novilhas para os agricultores familiares.

De acordo com Monteiro, a cooperativa irá firmar uma parceria com a Agência de Fomento de Alagoas (Afal), que liberará capital de giro para unidade adquirir os animais. A perspectiva é que dos 150 pequenos agricultores pelo menos 130 sejam beneficiados. “Vamos comunicar aos nossos associados o novo convênio e fazer um levantamento. A entrega dos animais será de acordo com a necessidade e produção”, revelou o presidente da cooperativa.

O objetivo da CPLA é explorar o potencial dos associados. Atualmente boa parte dos agricultores possuem animais que produzem de três a quatro litros de leite por dia, o número é bem aquém do esperado.

Segundo Aldemar Monteiro, um animal bem cuidado pode fornecer até quinze litros de leite dia. “Vamos selecionar os animais acompanhados dos agricultores beneficiados. A finalidade é proporcionar o desenvolvimento a esses agricultores, afinal, é papel da cooperativa”, frisou.

Além de esclarecer sobre as regras do novo convênio, a diretoria da Cooperativa vai comunicar como funcionará a implantação do Programa Balde Cheio entre os associados. O Balde Cheio tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira através da transferência de tecnologia pelos técnicos extensionistas locais para os agricultores.