Em um comunicado divulgado no site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, rebateu nesta terça-feira as declarações do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que havia criticado o atraso nas obras dos estádios brasileiros para a Copa-2014. O dirigente brasileiro também afirmou que não existe confronto entre prefeitos e governadores nas 12 sedes do Mundial no Brasil.
"A Fifa testemunha há anos um trabalho integrado do poder público com o Comitê Organizador Local [COL] e a própria Fifa. O apoio integral e dedicação pessoal da presidente Dilma Rousseff foram amplamente noticiados pela imprensa neste mês de março, principalmente no que diz respeito às principais atribuições do governo federal na preparação para a Copa do Mundo", declarou o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, através de um comunicado publicado no site da CBF.
Eduardo Knapp 29.nov.2010/Folhapress
Ricardo Teixeira fala sobre a Copa em evento
Ricardo Teixeira fala sobre a Copa em evento
Ricardo Teixeira também comentou sobre as obras nos estádios do Rio de Janeiro (Maracanã) e São Paulo (Itaquerão). Blatter havia declarado que "corre-se o risco de que nem Rio de Janeiro nem São Paulo possam organizar partidas".
"Ratifico também que, em nenhum momento foi anunciado que o Maracanã não seria entregue dentro do prazo. Numa recente reunião com o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro [Luiz Fernando Pezão], tivemos a garantia de que as obras, que nunca foram interrompidas, seguirão no prazo. Com relação ao estádio de São Paulo para a Copa do Mundo, apesar de a obra ainda não ter sido iniciada, temos a garantia por parte dos envolvidos de que o estádio também será entregue no prazo previsto".
Ricardo Teixeira afirmou ainda que não existe motivo para pressionar os governantes. Ele encerra o comunicado convidando o presidente da Fifa para visitar o Brasil e ver de "perto o progresso que ele mesmo elogiou após uma reunião do conselho Fifa/COL, realizada no início deste mês, em Zurique".
BLATTER
Na segunda-feira, Blatter declarou que, faltando três anos para o início do torneio, o Brasil está mais atrasado na organização do que a África do Sul, sede da Copa-2010.
"O que precisam fazer é ter pressa e acelerar os preparativos. A Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã", afirmou o cartola.
O suíço ainda disse que há dois problemas principais na preparação para a Copa. Para ele, o primeiro é a disputa entre governadores e prefeitos. O outro é a falta de pressão da CBF sobre as autoridades.