Santa Cruz e Porto se enfrentaram nesse domingo, no Arruda, pela 19ª rodada do Campeonato Pernambucano 2011. Sabendo aproveitar suas chances, o Santa Cruz segue na ponta da tabela, defendendo a liderança. A vitória por 2x0 sacramentou o time tricolor no G4, garantindo a vaga na fase final do Estadual.

Em um primeiro tempo equilibrado dentro de casa, foi possível perceber a estratégia de Zé Teodoro. Os tricolores trocavam passes rapidamente, buscando as laterais do campo. A equipe tricolor só conseguiu marcar aos 33 minutos, com Gilberto. Natan recebeu a bola na grande área, driblou os seus adversário e teve que recuar. Gilberto, que acompanhava a jogada, aproveitou a bola e mandou para dentro do gol. A equipe de TV de São Paulo que estava no Arruda filmando o atacante coral, levará para a capital paulista boas imagens do atleta.

Na volta para o segundo tempo, Gilberto marcou aos 40 segundos, assustando a equipe do Porto. Renatinho desceu pela esquerda e tocou para Natan que encostou para Weslley que perdeu a bola. A bola sobrou pra Gilberto, que marcou novamente. Novamente artilheiro do Pernambucano, agora está com nove gols e tem ao seu lado Paulista, do Porto e Ricardo Xavier, do Náutico.

Com o placar completamente favorável para o Santa, o Porto correu atrás do empate e acabou abrindo muitos espaços para contra-ataques. No primeiro deles, Gilberto deixou Landu na cara de Mondragon, mas o atacante desperdiçou o chute. A partir daí, o Santa Cruz só precisou administrar o resultado. No fim da partida, Zé Teodoro ainda promoveu a reestreia de Léo, que estava fora da equipe há 8 meses.

O Santa Cruz chegou aos 41 pontos e se manteve na liderança do Estadual. Com a vitória do Sport, somente um ponto os separa da classificação para à Série D. O Porto continua em terceiro lugar, com 35 pontos.