O secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, participou, na noite desta quinta-feira (24), do lançamento do livro “O olhar de um conselheiro”, do empreendedor Cícero Vieira Sampaio. O lançamento aconteceu na Escola de Saúde Valéria Hora, no Centro.
Por meio do livro, o autor resgata a história política da saúde alagoana, contado sob o olhar de um conselheiro de saúde. A trama perpassa ora pela história da saúde pública em Alagoas, ora pelas intervenções políticas de um importante personagem dessa mesma história – o Conselho Estadual de Saúde.
“Esta publicação é resultado de anos de dedicação, experiência e pesquisa em favor da saúde pública de Alagoas. Estou gratificado por dividir o conhecimento com outros através desta obra literária”, afirmou o autor da obra, Cícero Vieira Sampaio.
Durante a solenidade de lançamento, Álvaro Machado falou dos quatro anos, entre 2001 e 2004, de convivência no Conselho Estadual de Saúde e da satisfação do governo do Estado em apoiar a publicação de uma obra de tal importância.
“A militância de Cícero na defesa da saúde pública e da cidadania sempre foi notada por todos e hoje se constata um dos produtos desta trajetória. Um livro que resgata um pedaço importante de sua experiência, sua militância no movimento popular, sua participação em um colegiado de participação social”, disse Machado.
“Nenhum dos Conselhos espalhados pelo Brasil publicou uma obra tão rica como esta”, completou o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Alexandre.
Ainda por meio do livro de Cícero Vieira Sampaio, os leitores terão a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os conhecedores do SUS poderão compreendê-lo melhor e perceber os porquês dos constantes avanços e dificuldades na completa superação das necessidades dos cidadãos. Por sua vez, aqueles que vivem o SUS terão nas mãos um instrumento de debate, seja do ponto de vista legal, seja do ponto de vista político.
Participaram também do lançamento o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos; o ouvidor do Estado, Claudionor Araújo; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Alexandre; a coordenadora do Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o superintendente da Secretaria da Saúde, Antônio de Pádua.









