Para surpresa de todos os presentes na solenidade da entrega dos galpões do Centro da Moda Industrial José Carlos Lyra de Andrade, em Murici, na manhã desta sexta-feira, o senador Renan Calheiros, líder do PMDB, anunciou, lamentando, que, no dia anterior, em conversa com a presidente Dilma Rousseff, foi informado de que ela havia vetado a federalização da Al-101/Norte de Alagoas.
A noticia deixou o governador tucano Teo Vilela e o senador Benedito de Lira (PP) surpresos. De Lira lamentou, dizendo que a federalização do trecho viário, entre Paripueira e a divisa com Pernambuco, tinha sido um compromisso assumido pelo presidente Lula com os governadores de Alagoas, Teotonio Vilela, e o de Pernambuco, Eduardo Campos, do vizinho Estado.
Teotonio chegou a dizer que na próxima semana, indo a Brasília, vai ao gabinete de Renan para armar uma estratégica no sentido de reverter o quadro. Para ele, é importante a federalização da Al 101, que poderá entrar no programa do PAC e, antes da Copa do Mundo, em 2014, estar com sua duplicação executada, facilitando assim o deslocamento entre os dois estados pelo litoral.
Renan lamentou a idéia da presidente Dilma e destacou que a duplicação é de fundamental importância. Convocou toda a bancada alagoana na Câmara e Senado para defender a federalização, que tinha sido aprovado nas duas casas e agora chega a noticia-surpresa do Palácio do Planalto. Renan prometeu fazer todo o possível para reverter a decisão o mais breve possivel.










