Apresentações teatrais e musicais de estudantes, projeção de vídeos educativas sobre o uso racional da água, mesa redonda com instituições da área ambiental e peixamento do rio São Francisco foram algumas das atividades desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales no São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e diversos parceiros como as prefeituras de Igreja Nova e de Pão de Açúcar em Alagoas na primeira semana de comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de Março). A programação segue em Penedo (AL) na próxima semana com visitas guiadas na segunda-feira (28) e a realização de uma mesa redonda na terça-feira (29), encerrando com um evento cultural no auditório do Sindispem, às 19h da terça (29).
IGREJA NOVA
As comemorações do Dia Mundial da Água foram iniciadas em Igreja Nova, município situada às margens do rio São Francisco, a partir de uma programação executada pela Codevasf e prefeitura municipal, que reuniu estudantes e professores das redes estadual e municipal de educação em frente à igreja matriz da cidade. Para promover a reflexão sobre o uso racional da água, representantes de escolas trabalharam a temática em sala de aula com a produção de espetáculos de dança, teatro e músicas. O resultado foi apresentado à população de Igreja Nova na noite da quarta-feira, 23 de março.
Durante o evento, o prefeito de Igreja Nova, Neiwton Silva, agradeceu os investimentos realizados pela Codevasf para implantação dos sistemas de esgotamento sanitário e de abastecimento de água tratada, levando água de qualidade para os igrejanovenses. “Temos uma grande parceria com a Codevasf para revitalização de nosso rio Boacica, importante afluente do São Francisco. Nós estávamos convivendo com esgoto, que prejudicava toda a população. Com o esgotamento sanitário, isso vai acabar”, comemorou.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, também apresentou os investimentos da empresa na cidade que estão proporcionando água de qualidade para Igreja Nova. “A implantação de sistemas de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário estão trazendo mais qualidade de vida para a população, proporcionando o desenvolvimento da região”, afirmou.
Além do prefeito e do superintendente regional da Codevasf, Frei Marcelino, ex-pároco da Igreja São João Batista de Igreja Nova, apresentou o tema da campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta: a Criação Geme em Dores de Parto”. O evento foi encerrado com apresentação do professor Severino MPB voz e violão.
PÃO DE AÇÚCAR
Já em Pão de Açúcar, na quinta-feira (24), as comemorações do Dia Mundial da Água contaram com a realização de uma mesa redonda com representantes da Codevasf, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Defesa Civil Estadual e Coordenação de Meio Ambiente da Prefeitura de Pão de Açúcar. Na exposição da Codevasf, o chefe da Unidade de Meio Ambiente da companhia em Alagoas, Pedro Melo, apresentou as ações da empresa desenvolvidas no Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, como implantação de sistema de esgotamento sanitário para acabar com o despejo direto de esgoto no São Francisco e seus afluentes e os investimentos para gestão de resíduos sólidos com a formação de consórcios municipais e de construção de aterros sanitários para por fim aos lixões em municípios do vale do São Francisco alagoano.
Para encerar as comemorações em Pão de Açúcar, a Codevasf realizou um peixamento no rio São Francisco, inserindo 300 mil peixes de espécies nativas do “Velho Chico”.
Penedo
Na próxima semana, as comemorações continuam na histórica Penedo com uma programação organizada por diversas instituições como Codevasf, UFAL, IFAL, Usina Marituba, Usina Paisa e Prefeitura de Penedo, por meio do SAAE e da Secretaria Municipal de Educação. Na segunda-feira (28), está programada a realização de visitas guiadas à Área de Proteção Ambiental (APA) de Marituba do Peixe e à estação de tratamento de água do SAAE Penedo.
Na terça-feira (29), a programação continua com realização de uma mesa redonda no auditório do Sindspem, às 8h30, com o tema “Água: Revitalizar para Preservar”, que contará com apresentações das ações de proteção aos recursos hídricos de diversas instituições, entre elas Codevasf e Semarh. As comemorações em Penedo serão encerradas com um evento cultural também no auditório do Sindspem, às 19h, que contará com apresentações artísticas, lançamento do livro “Pescando Cidadania: poemas” de seu Toinho Pescador, importante ambientalista e liderança dos pescadores artesanais do Baixo São Francisco, promoção da Revista Graciliano Ramos sobre o rio São Francisco, editada pela Cepal/ Imprensa Oficial do Estado de Alagoas, e homenagem a personalidades que fazem a história do rio São Francisco.