O deputado federal Rui Palmeira (PSDB/AL) usou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (25) para denunciar a defasagem dos valores repassados pelo Ministério da Saúde para a manutenção do Programa de Saúde da Família (PSF) em Alagoas.
Nesta semana Palmeira recebeu em audiência em Brasília o presidente da Associação Alagoana dos Municípios (AMA), prefeito Abraão Moura. “E o que o presidente Abraão Moura apresentou é que o Ministério repassa somente cerca de R$ 9 mil para que seja mantida cada equipe do PSF nos municípios alagoanos. Só que o custo real para esta manutenção alcança a casa dos R$ 25 mil. Como as cidades de Alagoas vão bancar este serviço, que já foi provado como sendo um dos mais importantes programas de saúde do Brasil?” questionou Rui Palmeira.
Segundo o parlamentar, o Ministério deve rever urgentemente esta tabela. “Precisamos aumentar este investimento em nossa saúde básica. E faltam, no mínimo, R$ 16 mil nesta conta. A quantia que o Ministério vem destinando a este atendimento está inviabilizando a assistência dada pelos municípios alagoanos. Quem sofre é a população mais carente, já que cerca de 95% ou mais dos alagoanos não tem plano de saúde” afirmou o deputado federal.
“A cobertura do PSF em Alagoas já não é grande. Imaginem com estes repasses tão irrisórios que vêm sendo feitos. Não podemos ver o Programa de Saúde da Família morrer à míngua. O governo federal precisa alocar mais recursos na saúde” destacou Palmeira.
