A comunidade viçosense tem a oportunidade de participar neste sábado, 26, da Campanha de Prevenção de Câncer Bucal, uma realização da Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Saúde. Esta é a primeira etapa de rastreamento de lesões cancerizáveis e de câncer de boca. Serão feitos exames clínicos na mucosa bucal e biopsias. Os atendimentos serão no centro de saúde especializado Dr. Osvaldo Brandão, que fica na Rua Frederico Maia em frente à assembléia de Deus, e no ônibus móvel que ficará na frente da Secretaria de Saúde, na Avenida Firmino Maia.

Podem participar da campanha pessoas com mais de 40 anos que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas; que usam próteses bucais mal ajustadas; toda pessoa que apresentar algum ferimento, manchas na boca ou tumores na região do pescoço; pessoas que têm dificuldade para mastigar ou engolir alimentos; ou ainda aquelas que apresentem emagrecimento
acentuado.

De acordo com a secretária de Saúde de Viçosa, Sônia Moura, o câncer de boca representa um problema sério na saúde. “Isso ocorre porque não há sintomas que se faça perceber a doença, e também não existe auto-exame bucal em parte da população. Preocupados com estes dados a Secretaria disponibilizará tratamento para as pessoas que estiverem com a doença e dará total suporte à prevenção de futuras complicações”, destacou Sônia Moura.

O prefeito de Viçosa, Flaubert Filho, implantou no município uma unidade móvel de saúde que realiza atendimentos clínicos e odontológicos. “A chegada da unidade de saúde itinerante tem
aproximado os serviços de Saúde da comunidade porque conseguimos levar atendimento para as comunidades mais isoladas por meio do Projeto Saúde em Ação”, evidenciou Flaubert Filho.