Thomaz Bellucci não vai enfrentar Novak Djokovic no Masters 1.000 de Miami. Culpa do brasileiro, que deixou escapar uma vitória sobre o americano James Blake, atual número 173 do mundo e longe do tênis que o levou ao top 10. Depois de vencer o primeiro set com facilidade, Bellucci bobeou e acabou eliminado por 2/6, 6/4 e 7/6(6), em 1h59m de jogo.

Tivesse triunfado, Bellucci estaria aguardando por um duelo com o Novak Djokovic, vice-líder do ranking mundial. Ainda invicto em 2011 e campeão do Australian Open, do ATP 500 de Dubai e do Masters 1.000 de Indian Wells, Nole enfrentará o uzbeque Denis Istomin ainda nesta sexta. Caso vença, encontrará James Blake.

A partida entre Bellucci e Blake foi desequilibrada apenas no primeiro set, vencido pelo brasileiro em 27 minutos. Até o oitavo game do segundo set, o americano havia vencido apenas dois pontos no serviço do brasileiro. No entanto, no décimo game, o jogo, que vinha sob controle do brasileiro, mudou radicalmente de direção. Blake enfim conquistou um break point e, contando com uma dupla falta de Bellucci, conseguiu a quebra e forçou o terceiro set.

Na parcial decisiva, apenas Bellucci teve oportunidades. No 11º game, o brasileiro teve dois break points, mas não aproveitou. Blake confirmou o serviço e, sem mais sustos até o fim da parcial, a decisão foi para o tie-break. Assim como no resto da parcial, os saques prevaleceram. O americano conseguiu um ponto no serviço de Bellucci e abriu 4/1. O brasileiro ficou abaixo por 3/6 e ainda salvou três match points. No quarto, porém, Blake consolidou a vitória.

- Saí jogando taticamente perfeito, o Blake não conseguia fazer nada até o 4/5 do segundo set. Depois cometi duas duplas faltas e perdi a mão, dei todas as chances para ele virar. No terceiro set também tive as minhas oportunidades, mas não soube aproveitar. Mais um dia para se esquecer - disse o brasileiro em comunicado enviado por sua assessoria.