Mesmo com o fim da alta temporada, a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) irá manter o reforço no policiamento na parte baixa da capital e promover novas ações de segurança, que incluem a implantação da Delegacia de Atendimento ao Turista e a instalação de cabines na região da orla marítima.
As medidas foram confirmadas pelo secretário Dário Cesar Cavalcante durante reunião com representantes do trade turístico, ocorrida nesta terça-feira (22), na Seds. Nos próximos dias, a Defesa Social estará recebendo mais um lote de 50 motocicletas, que serão utilizadas no policiamento ostensivo.
“A nossa proposta é reforçar a segurança com o policiamento ostensivo sendo realizado por quadras na parte baixa da capital, utilizando uma viatura e duas motos em cada área”, disse o secretário, acrescentando que as três cabines adquiridas em parceria com os empresários do setor turístico serão instaladas de acordo com a necessidade de segurança de cada local.
Sobre o projeto de videomonitoramento, Dário Cesar garantiu aos representantes do trade turístico que a iniciativa será colocada em prática dentro dos próximos meses. Ele explicou que o projeto encontra-se em análise pela Controladoria Geral do Estado (CGE), por solicitação da própria Seds.
Orçado em R$ 4,2 milhões, o projeto consiste inicialmente na instalação de 40 câmeras de longo alcance em vários trechos da capital, incluindo centro comercial, orla marítima da Praia do Pontal da Barra até a Praia de Cruz das Almas e toda a extensão da Via Expressa e das Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Os recursos são provenientes do Banco Mundial (Bird) e do governo do Estado.
Planejamento - Na reunião, o secretário apresentou um diagnóstico da segurança pública e as medidas a serem implantadas dentro de um planejamento estratégico de longo prazo. Além da reestruturação da Defesa Social, o planejamento inclui a integração das polícias com o estabelecimento de metas e atuação em território comum, junto também com investimentos na área de estatísticas e análise criminal.
“Para que tenhamos resultados satisfatórios no combate à criminalidade, é necessário que as Polícias Militar e Civil passem a trabalhar de forma conjunta”, afirmou Dário Cesar, defendendo ainda ações de policiamento preventivo e ostensivo em áreas críticas, investigação e resolução de inquéritos que apuram crimes contra a vida.
Participaram da reunião a secretária de Estado de Turismo, Danielle Novis, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), José Eutimio Brandão Júnior e o empresário Mauro Vasconcelos Filho, dentre outros.