Como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, a ser comemorado nesta terça-feira (22), a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) participou de uma atividade em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), na orla da Pajuçara. Durante toda a manhã do último domingo, o Núcleo de Educação Ambiental coordenou uma exposição de produtos transformados a partir de material reciclado.
As peças chamaram a atenção de moradores, crianças e, principalmente, turistas que transitaram pelo Espaço de Lazer, da orla. Feitos de garrafas pet, os produtos impressionaram os visitantes que buscavam detalhes sobre os materiais usados para fazer sofás, cadeiras, arranjos de flores, brinquedos e descanso para mesa de jantar, fabricados a partir do reaproveitamento de folhas de jornais.
Muitos não resistiram e até se sentaram em algumas peças para verificar sua eficiência. Em meio à curiosidade e ao desejo dos visitantes, as educadoras aproveitaram para orientá-los sobre como proceder para viabilizar a separação do lixo. As crianças também foram convencidas a desenvolver produtos a partir da reutilização das garrafas pet.
Para a confecção de uma cadeira, por exemplo, são utilizadas 300 garrafas pet, que, ao invés de serem lançadas na natureza, ganharam uma nova utilização. Por conta do bom acabamento, depois de prontas elas podem perfeitamente ocupar espaço em qualquer residência. Confeccionadas a partir da técnica de encaixe, o mesmo processo pode ser usado para fazer mesas e camas.
A exposição acabou atraindo o interesse de vários segmentos, todos interessados em participar de oficinas para aprender a manipular a matéria-prima. Em geral, o Núcleo de Educação Ambiental trabalha com associações, escolas, cooperativas, hospitais e empresas. Mas moradores de condomínios também podem mobilizar as educadoras, desde que formem grupos entre 20 e 50 aprendizes. Mais informações pelo telefone 3315-5002, das 8h às 14h.