Mais de 2.700 unidades escolares da rede pública de Alagoas [escolas estaduais e municipais] responderam à segunda etapa do Censo Escolar 2010. Isto representa um total 96,04% da rede. Este percentual supera a média nacional, que ficou em 94,72%, e se aproxima da média do Nordeste, que foi 97,3%.
As informações obtidas por meio do Censo Escolar auxiliam a traçar o cenário nacional da educação básica e servem para calcular os índices educacionais em todo país. Além disso, elas servem de referência para a formulação de políticas públicas e a execução de programas na área da educação como, por exemplo, a merenda, transporte escolar e o Fundeb.
De acordo com Ricardo Menezes, diretor de apoio técnico às redes da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), os números de Alagoas superam a média das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste.
Ele desta ainda a importância das escolas privadas responderem ao censo escolar. “Aproximadamente 45% das instituições privadas de ensino de Alagoas deixaram de enviar os dados ao Censo Escolar. Em contrapartida, apenas 3,96% das instituições públicas não o responderam. Este montante pode ser de escolas que não concluíram o ano letivo ou foram atingidas pelas enchentes de 2010”, pondera.
Conforme Elineuza Crescêncio, técnica da Gerência de Estatística Educacional da SEE, as escolas precisam entender e se conscientizar sobre a importância do Censo Escolar. “Não estamos satisfeitos com os resultados obtidos. Sempre trabalhamos para atingir os 100% das escolas dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC)”, evidencia.
Segundo Socorro Figuerêdo, superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação da SEE, o montante atingido por Alagoas deve crescer em função do período de retificação. “O Educacenso reabre nesta quarta-feira (23) e permanece aberto até o próximo dia 6 de abril para as escolas efetuarem correções”, comenta.
O Censo Escolar é uma ação estatístico/educacional realizada todos os anos, em nível nacional, e organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do Brasil.