O programa Expedições desta terça-feira (22), que vai ao ar às 19h30, pela TV Educativa de Alagoas de Alagoas (TVE), apresenta o mundo fascinante das florestas do Brasil: a Amazônia, Mata Atlântica, o Cerrado e outras formações florestais únicas no mundo, como a Caatinga, as matas de araucárias do Sul e o Pantanal.

O ano de 2011 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional das Florestas. O Brasil é destaque por ser o país que tem a maior floresta tropical do mundo – a Amazônica – e grandes áreas naturais em seu território.

Por outro lado, é também a nação que precisará reverter o processo de destruição das florestas, pelo crescimento de áreas urbanas e avanço da pecuária e da agricultura mecanizada. Esse modelo se mostrou, historicamente, concentrador de riqueza e renda e destruidor da biodiversidade.

Paula Saldanha ouve especialistas sobre os serviços ambientais prestados pelas florestas ao homem e ao planeta, regulando o clima, preservando as nascentes, segurando as encostas e mantendo a biodiversidade. Eles destacam a importância de nossas florestas para a qualidade de vida de nossas populações e para o futuro da ciência.

Sobre o programa - Produzido pela RW Cine, exibido pela TV Brasil e retransmitido, em Alagoas, pela TV Educativa (TVE), emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), o Expedições é o resultado de um trabalho de mais de 30 anos de documentação do Brasil e suas populações, realizado pela jornalista Paula Saldanha e pelo biólogo Roberto Werneck. O projeto como um todo inclui a série de programas de televisão Expedições e livros que mostram a riqueza natural, étnica e cultural do Brasil.