Em 2010, mais de cinco milhões de novos consumidores passaram a fazer compras pela internet. O estudo anual realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e pela e-Bit revela que os novos compradores online representam um salto de 30% sobre o total de usuários de comércio eletrônico em 2009. Para este ano, a expectativa é que outros cinco milhões entrem para o mercado de aquisições online, alavancando o total de compradores virtuais para 28 milhões.

 

Com base nestes dados, o que acha de trabalharmos uma pauta falando sobre as opções diferenciadas de compras online que os usuários possuem hoje, como o leilão virtual e compras coletivas? Essa evolução do mercado de vendas online está sendo acompanhado pelos consumidores e tem atraído olhares diferenciados. Trata-se de setores bastante aquecidos.

 

Para abordar o leilão virtual indico o empresário Fernando Gouvea, sócio diretor do Magnatta Leilões Virtuais. O executivo pode falar sobre as expectativas de crescimento dos leilões online no Brasil, como funciona um "arremate" virtual, quais as características próprias deste tipo de compra e quem é o público que mais tem interesse por esse tipo de comércio.

 

Já para falar sobre o mercado de compras coletivas indico o David Reck, sócio diretor da Comune, site que tem como principal objetivo agrupar ofertas de clubes de compras coletivas de todo o Brasil. Reck pode falar sobre os negócios que as compras online proporcionam, quais as expectativas de faturamento em 2011, como o consumidor vem se comportamento (com base em estudos feitos a partir de resultados obtidos pelo próprio Comune), tendências para o futuro, tipos de ofertas que mais atraem a atenção dos consumidores, etc.