As vendas no varejo brasileiro cresceram pelo nono mês consecutivo em janeiro. No entanto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas já começaram a apresentar os primeiros efeitos das medidas econômicas anunciadas pelo Banco Central, no final do ano passado, para tentar conter a forte expansão da demanda. Comparado a janeiro de 2010, o crescimento do comércio varejista alagoano foi de 6,6%, abaixo da média brasileira, que foi de 8,3%. No Nordeste (ver gráfico), o desempenho do comércio varejista alagoano ficou acima somente dos estados de Sergipe (5,6%) e Piauí (4,9%).
Para o comércio varejista brasileiro, a expansão de 1,2% em janeiro, frente ao mês de dezembro de 2010, foi a mais forte desde agosto e superou a média das previsões que apontavam para uma taxa de 0,8%, conforme o IBGE. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o setor teve expansão de 8,3%, contra expectativas de 8%.
Para o consultor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) e professor de economia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fábio Guedes, esse quadro é resultado da política de elevação da taxa de juros básica definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, com o intuito de se precaver da fuga dos índices de inflação das metas preestabelecidas.
Na comparação mensal, no Brasil, seis dos dez setores varejistas pesquisados tiveram aumento de produção, com destaque para móveis e eletrodomésticos (2,7%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,2 %) e material de construção (1,1%).
Os primeiros sinais de queda no volume de vendas foram detectados nos segmentos de veículos, motos e peças e materiais de informática, comunicação e equipamentos para escritório. Os segmentos dependem diretamente de crédito para manter a expansão das vendas. Os dados apontam que as vendas de veículos registrou queda de 7,1%, entre dezembro e janeiro.
O comércio varejista de Alagoas também sentiu esse impacto e o crescimento do volume de vendas, em janeiro de 2011, em relação ao mesmo mês ano passado, ficou em 6,6%. Esse percentual está bem abaixo do verificado em dezembro, quando comparado com o mesmo período de 2010 alcançou 7,7%.