O presidente do Conselho de Ministros do Peru, José Antonio Chang, renunciou ao gabinete, a quatro meses do fim do mandato de Alan García, para retomar seus trabalhos acadêmicos. A informação foi anunciada por García, que enfatizou que "não há nenhuma crise (ministerial)" e explicou que Chang tinha intenções de voltar a seus trabalhos como reitor da Universidade San Martín de Porres, uma das maiores do país, após ter assumido o gabinete em setembro passado.

O chefe de Estado indicou ainda que Chang fez um "extraordinário e histórico trabalho" à frente do Ministério da Educação, pasta que ocupava cumulativamente desde 2006. Chang concorrerá à reeleição de reitor universitário em abril, indicou García aos jornalistas, durante uma visita de trabalho ao norte do país.

O presidente peruano confirmou que a atual ministra da Justiça, Rosario Fernández, será a substituta de Chang e irá manter o cargo em sua pasta atual. Já o vice-ministro de Educação, Víctor Raúl Díaz Chávez, será o novo titular da pasta.