Uma nova missão de retirada de brasileiros na Província de Miyagi, no Japão, foi realizada na tarde deste sábado (19).
Duas pessoas foram removidas da cidade de Sendai e oito foram retiradas das regiões de Onagawa e Ishinomaki, totalizando dez brasileiros resgatados.
As três áreas foram devastadas pelo terremoto e pelo tsunami que atingiu a costa nordeste do país, em 11 de março, e correm risco com a radiação que pode estar vazando da usina de Fukushima 1.
A retirada foi realizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Tóquio. Outros 13 brasileiros que estão em Sendai e haviam informado intenção de deixar a cidade desistiram devido às notícias positivas sobre a usina de Fukushima 1 e ao restabelecimento parcial do fornecimento de água e luz, informa o consulado.
Também foram resgatados um japonês e três peruanos - estes últimos estavam hospedados por uma família brasileira na região de Onagawa. A família decidiu permanecer no local, uma vez que a casa deles não foi afetada.
O comboio com as 14 pessoas retiradas está retornando à cidade de Kamisato, na Província de Saitama, distante da usina de Fukushima. Segundo o consulado, não há registros de radiação em níveis perigosos à saúde humana nesta área. Os brasileiros receberão alojamento provisório até que tenham condições de se reunir com amigos e familiares.
O comboio de resgate utilizou dois ônibus, com 28 lugares cada, um caminhão para suprimentos e um furgão de apoio. O grupo partiu de Saitama na noite de sexta-feira (18), e a missão foi concluída às 18h de sábado.