O cartunista Maurício de Sousa, criador dos personagens da Turma da Mônica, prestou uma homenagem nesta sexta-feira ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Em um desenho publicado na sua página do microblog Twitter, Maurício faz uma brincadeira, utilizando a frase "Yes we can", que marcou a campanha de Obama para a presidência dos EUA.

Ao divulgar a imagem na tarde de hoje, o cartunista escreveu: "vem para nossa turma, vem". Obama chega ao Brasil na manhã de sábado em Brasília. No domingo, ele vai discursar no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. Havia a expectativa de que ele se pronunciasse na Cinelândia, mas o discurso acabou sendo transferido.

O presidente dos Estados Unidos se reunirá amanhã com a presidente Dilma Rousseff (PT) e se encontrará com empresários de ambos os países. A visita ao Brasil é a primeira etapa de uma viagem latino-americana de Obama, que também o levará ao Chile e El Salvador.

A Cinelândia, onde Obama faria o discurso, foi palco de um dos maiores protestos contra o regime militar que governou o Brasil e o ponto de partida das manifestações das Diretas Já. Para esse discurso, as autoridades do Rio tinham previsto um rigoroso dispositivo de segurança com centenas de policiais e militares bloqueando diversas ruas do centro da cidade e paralisando, temporariamente, até o metrô.

O cancelamento do discurso aconteceu depois que vários partidos de esquerda e movimentos sociais anunciaram uma série de manifestações no Rio de Janeiro para protestar contra a visita de Obama, embora a embaixada não tenha feito nenhuma menção a esta mobilização