A cada anúncio dos vencedores, a empolgação. Empresários e trabalhadores das 14 empresas alagoanas reconhecidas com o Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT) 2010 festejaram juntos a conquista, durante a solenidade de entrega dos troféus e certificados que aconteceu nesta quinta-feira (17), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa (Farol).
Na sua 14ª edição, o PSQT é um reconhecimento às empresas industriais por suas práticas de gestão e valorização dos colaboradores, com foco na inovação nos modelos de trabalho na perspectiva da sustentabilidade. O empresário Alberto Cabús, 1° secretário da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), representou o presidente da instituição e diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL), industrial José Carlos Lyra de Andrade, na solenidade.
Cabús afirmou que tem percebido a mudança de mentalidade em diversas unidades empresariais alagoanas, onde o lado humano passa a ser privilegiado com ações contínuas de responsabilidade socioambiental. “As empresas, além de produzir bens de consumo, têm o compromisso de melhorar a vida das pessoas, de ajudar a construir uma sociedade mais fraterna e mais humana”, declarou.
A gerente da Unidade de Responsabilidade Social Empresarial (Urse) do Sesi/AL e coordenadora estadual do Prêmio, Adriana Barreto Gomes, destacou a evolução do PSQT, que passou por várias avaliações e refinamentos nestes 14 anos. “Todos saem ganhando: os empresários e os trabalhadores”, disse.
Segundo ela, foram mobilizadas 200 empresas em todo o Estado, das quais 34 se inscreveram no prêmio, 14 foram premiadas em primeiro e segundo lugares e quatro se classificaram para a etapa nacional, que acontecerá dia 5 de abril em São Paulo, durante o evento da Expo/HSM.
Foram agraciadas as empresas Almeida Construções e Incorporações e Terraplanagem; Cia. de Bebidas e Alimentos do São Francisco; Casal; Construtora Delman Sampaio; Construtora Placic; Copra Indústria Alimentícia; Algás; Glastec; Ibratin; Indústria e Comércio de Massas Trigo; Marroquim Engenharia; Moinho Motrisa; Plastec; e V2 Construções. A relação dos projetos vencedores, divididos por porte da empresa e temática, está disponível no site www.al.sesi.org.br.
A solenidade de premiação às melhores práticas de gestão teve a participação do superintendente do Sesi/AL, Walter Jucá; do superintendente executivo, Flávio Dória; do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), Marben Loureiro; de conselheiros e diretores da Fiea; e de representantes do Sebrae, das empresas e dos trabalhadores.
Negócios