Lixo, muito mato, vaso sanitário quebrado e sepulturas deixando escapar um terrível odor. Esses são alguns dos vários problemas que podemos encontrar no Cemitério São Gonçalo Garcia do Amarante, o mais antigo da cidade de Penedo que guarda parte da história dos moradores que povoaram a Vila do Penedo às margens do Rio São Francisco.

Na manhã desta quinta-feira, 17, em visita ao campo santo que necessita de urgente intervenção dos que gerenciam o poder público da cidade, pudemos notar claramente o abandono em todo o espaço do cemitério. Com apenas dois coveiros trabalhando no local, fica difícil promover a manutenção dos jazigos que são tomados pelo mato que cresce rapidamente após as rápidas chuvas de verão.

Nas laterais do cemitério, o lixo e as folhas que caem das árvores se acumulam e formam um grande amontoado que serve apenas de abrigo para animais peçonhentos. O fato dificulta o trânsito de pedestres que visitam o túmulo de seus entes e promovem, por conta própria, a limpeza da área que rodeia os jazigos.

Cemitério sem administrador

De acordo com as informações prestadas pelos coveiros, atualmente o Cemitério São Gonçalo Garcia do Amarante encontra-se sem administrador, já que o ocupante do cargo passou em um concurso público e assumiu a vaga recentemente, sendo forçado a se afastar de suas funções no cemitério pelo fato de não poder acumular os cargos públicos e não há nenhuma especulação em relação ao nome do próximo administrador.

A cerca elétrica que deveria impedir a entrada de vândalos no local, principalmente no período noturno, já não tem força para isso devido, ela está quebrada e em alguns pontos não conduzir eletricidade por toda a sua extensão que contorna todo o muro e grande do cemitério. O problema se arrasta desde o último dia de finados, dia dois de novembro, quando trabalhadores do local já relatavam o descaso à nossa redação.

No banheiro, o vaso sanitário está quebrado e mesmo tendo algumas partes coladas com cimento, continua oferecendo risco para quem trabalha no cemitério ou para os visitantes. Este banheiro é o único e atende a todos que procuram Cemitério São Gonçalo Garcia do Amarante.