No próximo dia 21, a Secretaria de Estado do Turismo e a Coordenação Regional de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, responsável pelo Cadastur iniciam a realização do censo hoteleiro em Alagoas. Todas as regiões com destinos turísticos serão mapeadas, respectivamente: Maceió, Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul, São Francisco e Agreste.
O objetivo da ação é avaliar, quantificar, levantar o potencial do segmento hoteleiro de Alagoas, analisar a infraestrutura, as condições dos estabelecimentos, capacidade de atendimento, serviços e principais necessidades. Além de regularizar os empreendimentos que ainda não estão cadastrados no Ministério do Turismo através do Cadastur.
Para Rosário Passos, coordenadora do Cadastur, a ação de regularização dos empreendimentos através do mapeamento hoteleiro é muito importante. “Todos os Meios de Hospedagem, que por força de Lei (Lei 11.771/2008), devem estar cadastrados no MTur através do Cadastur. O cadastro é gratuito e permite a participação em ações ligadas ao MTur, além de ser uma grande fonte de consulta do mercado turístico brasileiro”, explica.
Cerca de 20 municípios serão mapeados em Alagoas. A identificação dos meios de hospedagem obedece às normas estabelecidas pelo Ministério do Turismo nas cartilhas de Classificação Hoteleira. No censo, será utilizada a coleta primária de dados através de entrevistas face a face com os responsáveis dos hotéis.
Marcos Pradines, um dos coordenadores da pesquisa e superintende de investimentos da Setur – AL, destaca a relevância do levantamento. “O censo ajudará a compor uma base de dados para estudos, projeções e subsidiará planejamentos para desenvolvimento de ações no o segmento turístico”, explica.
Com previsão para concluir na primeira quinzena de maio, o censo será disponibilizado no site da Setur: www.turismoalagoas.al.gov.br