Os secretários de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, e do Turismo, Danielle Novis, se reuniram na manhã desta quarta-feira (16), com o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, para traçar estratégias de prevenção à criminalidade a adolescentes e jovens.
Durante o encontro, que aconteceu na Arquidiocese de Maceió, ficou definido que técnicos da Secretaria de Turismo promoverão oficinas de treinamento para adolescentes e jovens de Tatuamunha, que se localiza entre São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, região Norte de Alagoas, com foco no funcionamento do turismo, na preservação da cultura e da identidade do povo alagoano, e sobretudo, no que representa o turismo como um negócio que tem dado resultado no Estado.
Também será marcada uma reunião de trabalho com os secretários estaduais da Defesa Social, do Turismo, da Educação e do Trabalho, Emprego e Renda para que seja oferecida oportunidade de formação de mão-de-obra qualificada para que jovens em situação de vulnerabilidade atuem como profissionais na rede hoteleira na região Norte.
A secretária Danielle Novis ressaltou, durante o encontro, que a receita de sucesso de muitas localidades é a mão-de-obra local. “Nós tivemos a melhor temporada do turismo este ano e numa pesquisa feita com os turistas que visitaram o Estado foi revelado que a segurança não aparece como um problema”, comemorou.
Dário Cesar afirmou ter uma preocupação muito grande com o trabalho de prevenção, que deverá ser em breve mais uma frente de trabalho da Defesa Social, além da repressão qualificada.
Há cerca de três anos, o líder da Igreja, dom Antônio Muniz, desenvolve um trabalho em comunidades terapêuticas que ele chama de Rede Cristã de Acolhimento aos dependentes químicos atendendo mais de 300 pessoas, em Bebedouro, Rio Largo, Marechal Deodoro e Tatuamunha. “Esses núcleos significam uma 'blindagem' contra o crime”, ressaltou o arcebispo.
Participou também da reunião, o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel, Neyvaldo Amorim, responsável pelo policiamento na região de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.
Texto: Andréa Medeiros