Jack Dorsay, criador, co-fundador e presidente do Twitter, postou em sua conta, há poucas horas atrás, revelações sobre o início do projeto. Conforme relata em um tuite, a iniciativa estava voltada para um serviço de troca de mensagens curtas via celular (SMS), mas, para azar (ou não) dos empreendedores, o código numérico para "Twttr", o nome originalmente pretendido (ou seja, 89887), já estava registrado por outro grupo, como o autor conta em outra postagem no Twitter.

O site TechCrunch relata estas informações e comenta que, embora a programação do sistema tenha começado nesta data, há cinco anos, o início do projeto se deu apenas no dia 21 de março, apresetando o link para este primeiro post de Dorsay.

Dom Sagolla, outro co-criador do site de microblogs e autor do livro 140 Characters - A Style Guide for the Short Form, conta que todos os envolvidos no projeto trabalhavam na Odeo, empresa que disputava o mercado de criação, edição e compartilhamento de podcasts. "Enfrentávamos uma tremenda competição da Apple e outros pesos-pesados e fomos forçados a nos reinventar", completa.

Embora o projeto tenha passado por grandes difuculdad es no começo ("Não apenas o valor do Twttr era difícil de descrever, a relevância da Odeo declinava mês e mês", comenta Dom), o Twitter vale hoje, aproximadamente, US$ 4 bilhões, segundo Ben Parr, colunista do site Mashable.