A Microsoft lança oficialmente hoje o navegador Internet Explorer 9, após uma fase de testes que teve 40 milhões de downloads. Segundo a empresa, 2% dos usuários de Windows já usam alguma versão do novo navegador. "Temos cerca de 1 bilhão de usuários de Windows em todo o mundo", disse Oswaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral da área de consumer e serviços online da Microsoft Brasil. Estudos da própria Microsoft indicam que 57% do tempo dos usuários de Windows é gasto com navegação na web.

Veja telas ampliadas do IE9

"Nada mais relevante em desenvolver algo que proporcione melhor experiência da web para eles", afirmou Oliveira. "O browser, porém, não pode aparecer muito. Ele é o teatro que possibilita à peça acontecer", explicou, citando as mudanças na interface do navegador para deixar a página no centro da experiência do usuário.

A Microsoft também bate forte na tecla de que o IE9 é o navegador mais rápido do mercado, usando testes padrão de mercado propostos pelo W3C (World Wide Web Consortium). A companhia admite que existem disparidades em resultados em testes independentes, considerados pela companhia como "testes de comunidades". "Temos que seguir à risca o que o W3C indica", explicou Galileu Vieira, gerente de novas tecnologias da Microsoft Brasil. "E os testes padrão são para garantir que o mesmo código rode em todos os browsers", disse.

Sobre os novos recursos, a Microsoft divulgou alguns dados de uso de sites que já adotaram itens como as "jump lists", atalhos que podem ser colocados na barra de ferramentas do Windows 7 e trazem funcionalidades das páginas. Mais de mil sites em todo o mundo, incluindo Facebook e Twitter, contam com recursos de integração ao IE9. No Brasil, o navegador estreia com parcerias com Buscapé, Gizmodo e Imperdível, entre outros.

Oliveira disse que 87% dos usuários usam a barra de tarefas para abrir sites/aplicativos online, 33% fixaram sites nessa área e apenas 9% navegam na web com mais de oito abas abertas ao mesmo tempo. Sites como o The Huffington Post informaram ter aumento de 11% em páginas vistas e aumento de visita ao site em 49%, segundo a Microsoft.

O Internet Explorer 9 estará disponível para donwload no endereço www.internetexplorer9.com.br ainda hoje e, nas próximas semanas, aparece como opção para atualização no Windows Update. O navegador só funciona nos sistemas operacionais Windows 7 e Windows Vista.

Quem ainda usa o Windows XP precisa utilizar a versão anterior, o Internet Explorer 8. "Percebemos que a migração para Windows 7 será maior, já que o usuário quer novas experiências na web", conclui o diretor da Microsoft.