O Pentágono informou nesta sexta-feira que está preparado para fornecer ajuda de emergência às vítimas do terremoto que atingiu o Japão e iniciou o deslocamento de alguns de seus navios para a região.

"Estamos avaliando a situação e posicionando as tropas para que estejam preparadas e proporcionar a ajuda necessária", indicou o comandante da Armada Leslie Hull-Ryde em comunicado.

O Japão solicitou ajuda dos Estados Unidos através do Departamento de Estado e o Pentágono está esperando que este dê a ordem para proceder.

"O Governo dos Estados Unidos é um amigo e aliado do Japão e estamos comprometidos a ajudar o país na resposta (de emergência) e na recuperação", disse a secretária de Estado, Hillary Clinton.

Em comunicado, no qual transmitiu suas condolências pelas vítimas, Hillary assinalou que o Executivo americano ofereceu ajuda de emergência e adiantou que se está trabalhando "de perto com o Governo do Japão para fornecer ajuda adicional".

A ajuda militar americana inclui dois navios, o USS Essex e o USS Boxer, equipados com helicópteros e aviões, junto com vários navios de apoio.

Na base aérea que os Estados Unidos têm na localidade japonesa de Yakota, militares da Aeronáutica e voluntários estão ajudando os viajantes de 11 voos comerciais que foram deslocados a suas pistas após o terremoto.

O coronel de unidade 374 da Força Aérea, Otto Feather, indicou que sua unidade "está preparada e pronta para ajudar nesta crise".