Desde que chegou ao Flamengo, Thiago Neves jamais deixou de comentar sobre a sua identificação com o Fluminense. Porém, o camisa 7 também não se esquivou de um maior contato com a torcida rubro-negra, que aos poucos, apesar da resistência, vai aceitando e conduzindo o jogador ao posto dos “intocáveis”.
No próximo domingo, ele enfrentará pela primeira vez o clube que o projetou no futebol brasileiro, às 18h30, no Engenhão. Em 2009, quando retornou ao Tricolor após passagem frustrada pelo Hamburgo-ALE, o atleta disse amar o time das Laranjeiras e garantiu que no Brasil não poderia atuar por outro clube. Como o mundo do futebol dá voltas, a recepção dos tricolores não deve ser das mais amistosas no clássico.
Ao contrário da idolatria de outrora, quando o próprio Thiago Neves foi protagonista de uma goleada por 4 a1 sobre o Flamengo com direito a deboche em frente aos torcedores rubro-negros no Maracanã. Agora, a torcida tricolor o considera um traidor e promete infernizá-lo durante os 90 minutos de partida. Algo que não preocupa o autor de três gols pelo Flamengo e campeão da Taça Guanabara nesta temporada.
“Vai ser um jogo normal. Tenho grandes amigos no Fluminense, mas isso vai ficar do lado de fora do campo. Quando começar, vamos buscar a vitória. Não estou nem um pouco preocupado com a reação da torcida do Fluminense. O que acontecer lá, tenho a certeza de que a torcida do Flamengo vai cobrir”, afirmou o jogador.
Luiz Augusto Veloso, diretor de futebol do Flamengo, mantém uma convivência diária com o camisa 7 e já o considera “em casa” no Rubro-Negro.
"Acho que o Thiago Neves já está identificado com o Flamengo. Ele se comporta como um autêntico rubro-negro e sinto-o muito feliz, integrado e tranquilo. Acredito que irá fazer uma partida muito boa. Não temo protesto contra ele, nada disso. Até porque a maior parte do estádio vai estar a seu favor", comentou o dirigente.
Nos últimos dias, Thiago Neves vem falando sobre o momento esperado no Flamengo. Em conversas com os outros atletas, o jogador costuma dizer que o Rubro-Negro o recebeu muito bem e a fórmula para a retribuição envolve “gols e boas atuações”. Internamente, ele sabe que uma atuação de gala contra o ex-clube pode acabar com a desconfiança que ainda resta em parte da torcida rubro-negra e interpreta o jogo como uma decisão pessoal.
Atacante Emerson também passará por situação parecida
O nome de Thiago Neves está em maior evidência no momento, mas outro jogador passará por situação semelhante no domingo. Trata-se do atacante Emerson, ex-Flamengo, e que também chegou a declarar o seu amor pelo clube rubro-negro mesmo não sendo torcedor do time da Gávea desde a infância. Contratado em 2009 pelo clube, Emerson fez gols e logo caiu nas graças da torcida. Uma transferência para o futebol árabe e um retorno que não aconteceu o colocaram no “hall dos traidores” para os rubro-negros.
Então, Emerson foi para o Fluminense. No clube, conquistou o Campeonato Brasileiro do ano passado e chegou a marcar o gol do título sobre o Guarani. Após inúmeras lesões, ele vem retornando lentamente ao time e também deve receber algumas “homenagens” da torcida rival durante o clássico.
Para o vice de futebol tricolor, Alcides Antunes, nada que possa atrapalhar o seu rendimento com a camisa do Fluminense.
“O Emerson tem mais de 30 anos e está comprometido com o Fluminense. Se fizeram juras de amor aos clubes, foi no passado. O jogador é profissional e está pensando em jogar bem para conseguir bons contratos e aparecer na mídia. A torcida não atrapalha neste caso. Quanto ao Emerson, posso garantir: ele está comprometido com o Fluminense e vai jogar bem”, disse o dirigente.
O atacante Rafael Moura, que retornou ao Fluminense e vem marcando gols pelo clube também falou sobre o assunto. O jogador seguiu a linha do seu vice de futebol ao abordar o profissionalismo no esporte.
“São jogadores que fizeram histórias nos clubes e que agora são adversários. Mas o futebol exige um profissionalismo muito grande e vão defender com vontade os times que são funcionários atualmente”, garantiu.
Com profissionalismo, ou não, a paixão do torcedor é intocável neste aspecto e uma simples transferência ou gestual mais agressivo se torna uma ofensa para o resto de suas vidas. Talvez por isso, Thiago Neves e Emerson serão os personagens centrais de um Fla-Flu que ainda contará com os craques Ronaldinho e Conca, além da boa fase dos goleiros Felipe e Ricardo Berna. Mais um capítulo para a historia de Flamengo e Fluminense.