Alguns americanos que preferem comprar a nova versão do iPad nas lojas físicas da Apple esperam em fila na porta da loja da marca na Quinta Avenida, em Nova York, Estados Unidos, o início das vendas da prancheta eletrônica.

Rosana Hermann, jornalista e blogueira do R7, está em Nova York e escreveu um post com um vídeo que mostra a espera pela nova geração do iPad na porta da Apple, na Quinta Avenida. Os compradores enfrentam chuva e frio na calçada.

O produto já pode ser comprado nos Estados Unidos pela internet, na loja online da marca.

A abertura das lojas físicas será às 19h, no horário de Brasília, desta sexta-feira (11) em todo o país.

As lojas parceiras da Apple, nos Estados Unidos, na venda do primeiro iPad - Best Buy, Target e Wal-Mart Stores -, também darão início às vendas do iPad 2 no mesmo horário.

Mais 26 países recebem o aparelho no dia 25 de março – o Brasil não estava na lista dos locais exibida por Jobs durante a apresentação.

Chamado iPad 2, o aparelho vem mais rápido, 33% mais fino e 15% mais leve do que a versão anterior, que chegou ao mercado no ano passado. Além disso, o aparelho vai estar disponível em duas cores: preto e branco.

A versão mais básica do novo iPad tem conexão Wi-Fi e 16 gigabytes (GB) de memória e custa o equivalente a R$ 827 (US$ 499). Já a mais cara tem Wi-Fi e 3G e custa R$ 1.375 (US$ 829). Esses valores em reais representam apenas a conversão do preço em dólar, e não o custo real do aparelho no Brasil.

Na nova edição do iPad, a Apple consertou uma das grandes falhas do aparelho: a falta de câmeras. Assim como acontece no iPhone 4, o equipamento vai ter uma câmera na frente e outra atrás, para permitir que os usuários façam imagens e também conversem por meio de videoconferência com o programa FaceTime. É possível, inclusive, que uma pessoa que tenha um iPad 2 se comunique com outra que use o iPhone 4. A câmera de trás faz vídeos em alta resolução.