Não deu para o alagoano Tiago Fernandes no challenger de Kyoto. Na madrugada desta quinta-feira, o jovem tenista de 18 anos acabou superado pelo alemão Simon Stadler na fase de oitavas de final da competição, disputada em quadras de carpete cobertas. O cabeça de chave 7 cravou 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/4, sobre o representante brasileiro.

Apesar do revés, o ex-número 1 do ranking juvenil e campeão do Aberto da Austrália da modalidade pode comemorar a semana positiva. Após furar o qualifying, Fernandes surpreendeu Tsung-Hua Yang, de Taipé, na estreia. O rival também tem a carreira supervisionada pelo conceituado treinador Larri Passos, e ocupava o 308º posto.

Com o triunfo na primeira rodada, o alagoano contabilizou nove pontos e aparecerá na lista da próxima semana em sua melhor colocação. Atualmente o 582º da relação da ATP, Tiago Fernandes conseguiu o suficiente para dar salto de pelo menos quarenta colocações, podendo baixar para perto dos 540 mais destacados.

Alemães dominam - A marcante presença alemã segue firme em Kyoto. Classificado, Stadler agora tem encontro marcado com a esperança local Tatsuma Ito. Andre Begemann, Sebastian Rieschick, Dominik Meffert e Matthias Bachinger também confirmaram e estão nas quartas de final do evento de US$ 35 mil em premiações, mais hospedagem.