Um grupo de técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e das usinas de cana-de-açúcar que são parceiras do Programa Alagoas Mais Peixe participam, na próxima terça-feira (15), a partir das 9h, de um Dia de Campo, na barragem da Cooperativa Pindorama, em Coruripe.
Ao todo, 26 técnicos devem participar de um treinamento sobre piscicultura, que envolve alevinagem, repicagem, manutenção de tanque-rede, manejo da produção, colheita e filé de tilápia.
“Esse treinamento prático é resultado da capacitação sobre a parte teórica, que ocorreu no dia 1º de março, em Maceió”, lembrou o gestor do programa, o oceanólogo Ricardo Nonô.
Parceria – Até agora, de acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta, são parceiras do Programa Alagoas Mais Peixe as seguintes usinas: Triunfo, Santa Clotilde, Coruripe, Pindorama, Seresta e Paísa.
“A piscicultura não atrapalha em nada a irrigação dos canaviais, e será uma alternativa para geração de renda para os trabalhadores que ficarem desempregados na época da entressafra da cana e também quando o corte passar a ser totalmente mecanizado”, detalhou o superintendente Edson Maruta.
“É determinação do governador Teotonio Vilela que os pequenos produtores recebam apoio para inclusão produtiva, e o Alagoas Mais Peixe é uma opção viável, que alia produção de alimento, ocupação, geração de renda e sustentabilidade”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.